Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3731
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | JOGOS E BRINCADEIRAS NA ALFABETIZAÇÃO |
Autor(es): | Fernandes, Ana Paula Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Lima, Michelle Castro |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo compreender as contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de alfabetização, entender que por meio destas as crianças elaboram sua identidade pessoal e coletiva, brincam, imaginam, fantasiam, desejam, aprendem, observam, experimentam e superam suas dificuldades de aprendizagem. Sendo assim, a criança ao vivenciar esses momentos ela pode expressar sentimentos, afetividade e emoção, o que proporciona um avanço do sistema psicológico, auxilia na memorização e oportunizando possibilita a capacidade de expressar a linguagem. Acredita-se que esta pesquisa seja relevante para a Pedagogia e demais cursos na área da educação, pois o tema faz parte da formação do pedagogo que trabalha diretamente com a criança e para aqueles que estão vinculados a educação) deve conhecer a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da mesma. |
Abstract: | This article aims to understand the contributions of games and play in the literacy process and in Early Childhood Education, understanding that through games children develop their personal and collective identity, play, imagine, fantasize, desire, learn, observe, experience and overcome their learning difficulties. Therefore, the child, when experiencing moments of play, can express feelings, affectivity and emotion, providing the advancement of the psychological system, helping in memorization and providing opportunities for the ability to express language. It is believed that this research is relevant to Pedagogy, as the theme is part of the education of the pedagogue who works directly with the child and must know the importance of games and play for their development. |
Palavras-chave: | Jogos e Brincadeiras; Lúdico; Alfabetização. Games and pranks; Ludic; Literacy. |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3731 |
Data do documento: | 29-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CamScanner 22-06-2023 15.35-1.pdf | TCAE | 377,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
ata defesa de TCC Ana Paula 29-04 (1).pdf | Ata de Defesa | 316,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
JOGOS E BRINCADEIRAS NA ALFABETIZAÇÃO - Ana Paula - final para o repositorio.pdf | Artigo_ Ana Paula Rodrigues | 236,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.