Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3616
Tipo: Dissertação
Título: A PRÁTICA DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Autor(es): Cipriano, Daniela Gonçalces
Primeiro Orientador: Souza, José Carlos Moreira
Primeiro Membro da Banca: Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro
Segundo Membro da Banca: Oliveira, Renata Rolins da Silva
Resumo: A prática docente tem sido alvo de muitos estudos. A grande maioria das pesquisas procura investigar o referencial teórico subjacente ao trabalho do professor. Neste sentido, o presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica embasada em diversos autores que versam sobre a prática docente nas séries iniciais da educação básica e as suas conexões com estudos e pesquisas relacionados à Educação Ambiental, de modo que busca identificar as principais pesquisas produzidas na área da Educação Ambiental. Por meio das análises apresentadas tem-se o objetivo de contribuir para o debate sobre as pesquisas em Educação Ambiental, caracterizadas por uma pluralidade e diversidade de propostas teóricometodológicas. Os referenciais analisados abordam a prática docente exercida nas séries iniciais da educação básica, buscando o conhecimento do elemento que faz essa ligação entre a prática e a teoria do ensino da Educação Ambiental, com apresentação das ideias de autores como Vladimir P. de Freitas, Pedro Jacobi, Djanine F.S. Santos, os quais relatam que a Educação Ambiental na escola é primordial para conhecimento e socialização das crianças. O estudo utiliza uma abordagem de metodologia qualitativa e para a coleta de dados pauta-se no tipo bibliográfico, que possibilita a construção da fundamentação teórica permeando sobre os conceitos de Educação, bem como as interfaces com aspectos relacionados à Educação Ambiental, considerando a importância e a relevância da temática nos dias atuais. A Educação Ambiental nas series iniciais da educação básica desperta na criança a consciência de preservação e de cidadania. A criança passa a entender, desde cedo, que precisa cuidar, preservar e que o futuro depende do equilíbrio entre homem e natureza e do uso racional dos recursos naturais.
Abstract: Teaching practice has been the object of many studies. The vast majority of research seeks to investigate the theoretical reference subjacent the teacher's work. In this way, the present study is a bibliographical research based on several authors that deal with the teaching practice in the initial series of basic education and its connections with studies and research related to Environmental Education, so that it seeks to identify the main researches produced in the area of environmental education. Through the analyzes presented, the objective is to contribute to the debate on research in environmental education, characterized by a plurality and diversity of theoretical-methodological proposals. The analyzed references approach the teaching practice exercised in the initial series of basic education, seeking the knowledge of the element that makes this connection between the practice and the theory of the teaching of environmental education, with the presentation of the ideas of authors such as Vladimir P. de Freitas, Pedro Jacobi, Djanine F.S. Santos, who report that Environmental Education at school is essential for children's knowledge and socialization. The study uses a qualitative methodology approach and for data collection it is based on the bibliographic type, which enables the construction of the theoretical foundation permeating the concepts of Education, as well as the interfaces with aspects related to Environmental Education, considering the importance and the relevance of the theme today. Environmental Education in the initial series of basic education awakens in the child the awareness of preservation and citizenship. The child starts to understand, from an early age, that he needs to take care, preserve and that the future depends on the balance between man and nature and the rational use of natural resources.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Escola
Prática
Interfaces
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3616
Data do documento: 29-Jun-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniela_Goncalves_Cripriano_Monografia.pdf490,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.