Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3612
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Viana, Letícia Fleury | - |
dc.creator | Farache, Fernando Henrique Antoniolli | - |
dc.creator | Prado, Raquel Maria | - |
dc.creator | Guimarães, Simone Sousa | - |
dc.creator | Souza, Calixto Júnior de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T16:42:37Z | - |
dc.date.available | 2023-05-02 | - |
dc.date.available | 2023-05-04T16:42:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-02 | - |
dc.citation.volume | 6 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 131 | pt_BR |
dc.citation.epage | 141 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-8082 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3612 | - |
dc.description.abstract | This study seeks to understand the experience of remote teaching during the COVID-19 pandemic, the impacts of these changes in the teaching-learning process of the IFGoiano campus Rio Green, dealing with student optics. The World Organization of Health declared a COVID-19 pandemic, which imposed the application of various measures around the world. On education, there was a stoppage of face-to-face activities at all levels educational levels; thus, emergency remote teaching allowed the maintenance of classes in the institutions, allowing the student to the continuity of their studies, providing opportunities to build their co- knowledge of wherever he was, however, it was necessary to adaptation of the entire academic community to this format of submission. bell. Thus, the objective of this research was to analyze the experience of students who went through that moment, in search of answers, or alternatives that can contribute and/or improve the methods educational institutions of the IFGoiano. With regard to the methodology adopted For this work, we opted essentially for an analysis of the exploratory type, which allows an overview in order to com- understand the topic researched. The dis- hundreds of courses at IFGoiano Campus Rio Verde: Bachelor in Food Engineering, Degree in Biological Sciences gicas and Accounting Technician. The work enabled a discussion on the effect of the COVID-19 pandemic on teaching -learning, and how resources and technologies were interpreted by students during this emergency experience. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo busca compreender a experiência do ensino remoto durante a pandemia do COVID-19, os impactos dessas mudanças no processo de ensino-aprendizagem do IFGoiano campus Rio Verde, versando sobre a óptica discente. A Organização Mundial de Saúde declarou uma pandemia de COVID- 19, que impôs a aplicação de diversas medidas em todo o mundo. Na educação, houve a paralisação das atividades presenciais em todos os ní- veis educacionais; assim, o ensino remoto emergencial permitiu a manutenção das aulas nas instituições, possibilitando ao aluno a continuidade dos seus estudos, oportunizando construir seu co- nhecimento de onde quer que estivesse, entretanto, foi necessária a adaptação de toda a comunidade acadêmica a esse formato de en- sino. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a experiência de discentes que perpassaram esse momento, em busca de respostas, ou alternativas que possam contribuir e/ou aprimorar os métodos educacionais do IFGoiano. No que refere à metodologia adotada para este trabalho, optou-se essencialmente por uma análise do tipo exploratório, que possibilita uma visão geral de modo a com- preender a temática pesquisada. Fizeram parte da pesquisa os dis- centes dos cursos do IFGoiano Campus Rio Verde: Bacharelado em Engenharia de Alimentos, Licenciatura em Ciências Bioló- gicas e Técnico em Contabilidade. O trabalho possibilitou uma discussão sobre o efeito da pandemia de COVID-19 no ensino- -aprendizagem, e como recursos e tecnologias foram interpretados pelos estudantes durante essa experiência emergencial. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Sousa Guimaraes (simone.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2023-05-02T15:52:29Z No. of bitstreams: 1 artigo discente-REV CICLO-IMPACTO DO ENSINO REMOTO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DURANTEA PANDEMIA DE COVID A EXPERIÊNCIA DISCENTE.pdf: 444188 bytes, checksum: 0931cefce089120755714f56841e5784 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Simone informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: - Caso voce precise de uma declaração para entrega em alguma secretaria: Falta o TCAE no modelo disponibilizado pelo RIIF e tem que estar assinado pelo orientador (https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf); -- Caso você não precise da declaração de submissão, a revista Ciclo, por ser do IF Goiano meio que já fez uma validação da sua entrega, ai não precisaria da submissão repetido no nosso repositório. Se for o primeiro caso, precisamos de nova submissão com o TCAE. ----> O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) deve(m) revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF. Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf on 2023-05-02T17:34:34Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Sousa Guimaraes (simone.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2023-05-03T15:24:27Z No. of bitstreams: 1 artigo discente-REV CICLO-IMPACTO DO ENSINO REMOTO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DURANTEA PANDEMIA DE COVID A EXPERIÊNCIA DISCENTE.pdf: 444188 bytes, checksum: 0931cefce089120755714f56841e5784 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Simone, Você pode anexar os documentos em separado, ou reuní-los em um único arquivo PDF. Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2023-05-03T18:41:47Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Sousa Guimaraes (simone.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2023-05-04T15:20:21Z No. of bitstreams: 3 artigo discente-REV CICLO-IMPACTO DO ENSINO REMOTO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DURANTEA PANDEMIA DE COVID A EXPERIÊNCIA DISCENTE.pdf: 444188 bytes, checksum: 0931cefce089120755714f56841e5784 (MD5) ata BANCA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA.pdf: 188004 bytes, checksum: 99c2a20e2f712a23d2ad6e74b99fbab3 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA DISPONIBILIZAR REPOSITÓRIO.pdf: 75756 bytes, checksum: d10d53e415ee0bb022e00fa9ec383fe5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-05-04T16:42:29Z (GMT) No. of bitstreams: 3 artigo discente-REV CICLO-IMPACTO DO ENSINO REMOTO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DURANTEA PANDEMIA DE COVID A EXPERIÊNCIA DISCENTE.pdf: 444188 bytes, checksum: 0931cefce089120755714f56841e5784 (MD5) ata BANCA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA.pdf: 188004 bytes, checksum: 99c2a20e2f712a23d2ad6e74b99fbab3 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA DISPONIBILIZAR REPOSITÓRIO.pdf: 75756 bytes, checksum: d10d53e415ee0bb022e00fa9ec383fe5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-05-04T16:42:37Z (GMT). No. of bitstreams: 3 artigo discente-REV CICLO-IMPACTO DO ENSINO REMOTO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DURANTEA PANDEMIA DE COVID A EXPERIÊNCIA DISCENTE.pdf: 444188 bytes, checksum: 0931cefce089120755714f56841e5784 (MD5) ata BANCA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA.pdf: 188004 bytes, checksum: 99c2a20e2f712a23d2ad6e74b99fbab3 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA DISPONIBILIZAR REPOSITÓRIO.pdf: 75756 bytes, checksum: d10d53e415ee0bb022e00fa9ec383fe5 (MD5) Previous issue date: 2023-05-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ciclo Revista - Práticas educacionais durante a pandemia: vivências e aprendizados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Coronavírus | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem mediada por tec- nologia. | pt_BR |
dc.subject | Isolamento social | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | IMPACTO DO ENSINO REMOTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DE COVID: A EXPERIÊNCIA DISCENTE | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo discente-REV CICLO-IMPACTO DO ENSINO REMOTO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DURANTEA PANDEMIA DE COVID A EXPERIÊNCIA DISCENTE.pdf | 433,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ata BANCA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA.pdf | 183,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA DISPONIBILIZAR REPOSITÓRIO.pdf | 73,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.