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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3607
Tipo: | Dissertação |
Título: | COMPARAÇÃO DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS EM LAVA-JATO, VISANDO AO REÚSO |
Autor(es): | Freire, Antônio Pires |
Primeiro Orientador: | Silva, Júnior, Édio Damásio |
Resumo: | Uma das atividades econômicas que demandam elevada quantidade de recursos hídricos dentro de áreas urbanas é o serviço de lavagem de veículos, conhecidos também como “lava-jato”. O efluente gerado não é reaproveitado, sendo despejado no meio ambiente sem tratamento. Neste contexto, o objetivo deste estudo é fazer o tratamento de ARLJÁguas Residuárias de Lava-Jato, com sistemas que sejam de baixo custo e com facilidade em sua operação e manutenção. Foi escolhido o Lava-Jato Esteticar, localizado no município de Rio Verde (GO), para a implantação do projeto, que é constituído de 2 tipos diferentes de sistemas de filtração lenta, ambos seguidos de filtro com carvão ativado e filtro de polipropileno. Foram analisados os seguintes parâmetros: pH, cor aparente, cor verdadeira e turbidez, sendo os resultados comparados com base em norma nacional. O tratamento 1 apresentou as seguintes eficiências médias: cor aparente 88,53%, cor verdadeira 80,98% e turbidez 94,28%. O tratamento 2 apresentou as seguintes eficiências médias: cor aparente 93,04%, cor verdadeira 90,79% e turbidez 97,93%. Ambos os sistemas clarificaram bastante o efluente bruto e apresentaram boas eficiências, em especial o sistema 2, com resultados dentro do permitido na norma nacional NBR13969 para o reúso em veículos. No entanto, em termos operacionais, o sistema 2 apresenta desvantagem, já que opera com menores vazões. O sistema 1 apresenta resultados aceitos em normas menos rígidas como as normas da SABESP, podendo a água tratada ser utilizada na lavagem de veículos, lavagem de pisos, rega de jardins, descarga em bacias sanitárias, entre outros usos. |
Abstract: | One of the economic activities that demand a high amount of water resources within urban areas is the vehicle washing service, also known as “lava-jets”. The effluent generated is not reused and dumped into the environment without treatment. In this context, the objective of this study is to carry out the treatment of ARLJ- Lava Jato Wastewater, with systems that are low cost and easy to operate and maintain. Lava-Jato Esteticar, located in the municipality of Rio Verde (GO), was chosen for the implementation of the project, which consists of 2 different types of slow filtration systems, both followed by an activated carbon filter and a polypropylene filter. The following parameters were analyzed: pH, apparent color, true color and turbidity, comparing the results based on national standards. Treatment 1 presented the following average efficiencies: apparent color 88.53%; true color 80.98% and turbidity 94.28%. While treatment 2 presented the following average efficiencies: apparent color 93.04%; true color 90.79% and haze 97.93%. Both systems greatly clarified the raw effluent and showed good efficiencies, especially system 2 with results within the limits allowed in the national standard NBR13969 for reuse in vehicles. However, in operational terms, system 2 has a disadvantage, since it operates with lower flow rates. System 1 presents results accepted in less strict standards such as SABESP, and the treated water can be used for washing vehicles, washing floors, watering gardens, flushing toilets, among others. |
Palavras-chave: | Reutilização de águas. Lavagem de veículos. Tratamento de efluente. |
Área do CNPq: | ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::RECURSOS HIDRICOS |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Programa/Curso: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3607 |
Data do documento: | 22-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade |
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