Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3604
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | JOGOS, BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E EDUCAÇÃO |
Autor(es): | Sousa Domingos Rodrigues de |
Primeiro Orientador: | Andrade, Leonardo Carlos de |
Resumo: | O lúdico tem muita importância para o desenvolvimento cognitivo da criança. Os Jogos, os Brinquedos e as Brincadeiras são instrumentos e ferramentas essenciais que permitem que o aprendizado seja adquirido de forma mais eficaz. Embora caminhando lado a lado, existem diferentes conceitos para cada palavra. O lúdico contribui para o processo de desenvolvimento das atividades que a criança realiza, cabendo ao professor organizar as brincadeiras e escolher os brinquedos que serão utilizados dentro da sala de aula ou fora dela. A criança necessita de liberdade para brincar, ela não precisa de mostrar resultados. Sabemos que quando o lúdico é colocado em prática, ele se torna indispensável contribuindo de forma significativa com o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, principalmente no tocante aos aspectos físico, psicológico, afetivo e social. O presente artigo tem como finalidade apontar as contribuições dos jogos, brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem das crianças da educação infantil. Contando com a compreensão, a dedicação e a responsabilidade de educadores, professores, alunos e sociedade, todos empenhados em fazer a cada dia uma escola mais dinâmica, mais agradável e com brincadeiras mais saudáveis. Espera-se que esse trabalho seja mais um incentivo para levar a ludicidade para dentro da sala de aula. |
Abstract: | The ludic is very important for the cognitive development of the child. Games, Toys and Games are essential instruments and tools that allow learning to be acquired more effectively. Although walking side by side, there are different concepts for each word. The ludic contributes to the development process of the activities that the child performs, and it is up to the teacher to organize the games and choose the toys that will be used inside or outside the classroom. The child needs freedom to play, he does not need to show results. We know that when play is put into practice, it becomes indispensable, contributing significantly to the child's development and learning process, especially with regard to the physical aspects, psychological, affective and social. This article aims to point out the contributions of games, toys and games in the development and learning of children in kindergarten. Counting on the understanding, dedication and responsibility of educators, teachers, students and society, all committed to making every day a more dynamic, more pleasant school with healthier games. It is hoped that this work will be another incentive to bring playfulness into the classroom. Keywords: Game. Toy. Joke. Education. |
Palavras-chave: | Jogos Brinquedos Brincadeiras Educação Infantil |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3604 |
Data do documento: | 11-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Domingos Rodrigues de Sousa.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.