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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeito da temperatura dos gases de escape no desempenho de um trator agrícola
Título(s) alternativo(s): Effect of exhaust gas temperature on the performance of an agricultural tractor
Autor(es): Nascimento, Matheus Henrique M. H. L.
Primeiro Orientador: ALVES, Beethoven Gabriel B. G. X.
Primeiro Membro da Banca: VARGAS, Rônega Boasorte R. B. S.
Segundo Membro da Banca: COUTO, Ródney Ferreira Couto R. F.;
Resumo: Avaliar o desempenho de tratores agrícolas submetidos a diferentes cargas à barra de tração tem sido alvo de recentes pesquisas, sendo o tipo de equipamento para determinar a força disponível na barra de tração um dos fatores mais relevantes. O objetivo deste trabalho foi determinar a relação entre a temperatura dos gases de escape do motor de um trator agrícola com os parâmetros de desempenho do mesmo trator, equipado com pneus radiais e diagonais. Montou-se um experimento utilizando o delineamento de blocos casualizados, no esquema de parcela subdividida. As parcelas foram compostas por dois tipos de pneus (radiais e diagonais), e as subparcelas foram constituídas por seis diferentes forças a que o trator foi submetido na barra de tração (1,4; 3,4; 10,4; 15,2; 20,7 e 23,8 kN), com três repetições por tratamento. Para mensurar a temperatura foi utilizado um analisador de combustão portátil; para a força, uma célula de carga; para o consumo de combustível, um fluxômetro e para a patinagem, sensores magnéticos. As demais variáveis foram calculadas a partir dos dados coletados. Os parâmetros avaliados independeram do tipo de pneu. A modelagem da força na barra de tração a partir da temperatura dos gases de escape demonstrou que é possível utilizar um sensor de temperatura e um sistema de registro de dados para estimar os parâmetros de desempenho de um trator agrícola.
Abstract: Evaluating the performance of agricultural tractors subjected to different loads to the drawbar has been the subject of recent research, being the type of equipment to determine the available force in the drawbar one of the most relevant factors. The objective of this work was to determine the relation between the exhaust temperature of the engine of an agricultural tractor and the parameters of performance of the same tractor, equipped with radial and diagonal tires. An experiment was set up using the randomized block design, in the subdivided parcel scheme. The plots were composed of two types of tires (radial and diagonal), and the subplots were composed of six different forces to which the tractor was subjected in the traction bar (1,4, 3,4, 10,4, 15,2 ; 20.7 and 23.8 kN), with three replicates per treatment. To measure the temperature a portable combustion analyzer was used; for the force, a load cell; for fuel consumption, a flowmeter and for skating, magnetic sensors. The other variables were calculated from the data collected. The parameters evaluated were independent of the tire type. The modeling of the drawbar force from the exhaust gas temperature has shown that it is possible to use a temperature sensor and a data recording system to estimate the performance parameters of an agricultural tractor.
Palavras-chave: Força disponível na barra de tração, Temperatura dos gases de escape, Parâmetros de desempenho.
Available force on drawbar, Exhaust temperature, Performance parameters.
Área do CNPq: Máquinas e Implementos Agrícolas
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/360
Data do documento: 15-Mar-2019
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Agrícola



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