Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3586
Tipo: Artigo de Periódico
Título: UM RECORTE DA LEI 10.639/2003 E A SUA IMPLEMENTAÇÃO NAS ESCOLAS
Título(s) alternativo(s): A RECORT OF LAW 10.639/2003 AND ITS IMPLEMENTATION IN SCHOOLS
Autor(es): Silva, Suzana Sousa
Resumo: O ensino da História e cultura Afro-Brasileira é importante, principalmente, para a construção da identidade do povo preto pela identificação e destaque quanto a importância dos seus antepassados para a construção da sociedade, mesmo em um contexto totalmente desfavorável. No tocante ao tema, tem-se que até pouco tempo a história do povo negro/preto, foi contada sob o viés da supremacia de um povo sob o outro, destacando o período de escravidão. Sendo assim, percebemos um destaque para a história da cultura Afro-Brasileira, reconhecendo sua contribuição e importância para a sociedade, pela cultura, arte, culinária, hábitos, dentre outros. Diante disso, foi aprovada a Lei 10.639/2003 que alterou a Lei de Diretrizes e Base da Educação tornando obrigatório a ensino da História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica dos brasileiros. Em que pese tal determinação legal, a presente pesquisa partiu da hipótese que a referida lei não possui efetividade, sendo assim, o objetivo deste estudo reside em conhecer a importância e os prejuízos que sua inefetividade representa para a sociedade brasileira. Foi realizada pesquisa bibliográfico de cunho qualitativa, tendo como documentos principais, a legislação e artigos científicos. Os resultados obtidos corroboram com a hipótese inicial quanto a inefetividade da implantação da Lei, tendo como principais obstáculos a escassez de materiais didáticos pedagógicos e, principalmente a falta de interesse, organização e políticas que contribuam para o envolvimento da comunidade escolar
Abstract: The teaching of Afro-Brazilian History and culture is important, mainly, for the construction of the identity of the black people by identifying and highlighting the importance of their ancestors for the construction of society, even in a totally unfavorable context. With regard to the theme, until recently the history of the black/black people was told under the bias of the supremacy of one people over the other, highlighting the period of slavery. Thus, we perceive a highlight for the history of Afro-Brazilian culture, recognizing its contribution and importance to society, through culture, art, cuisine, habits, among others. In view of this, Law 10.639/2003 was approved, which amended the Law of Guidelines and Base of Education, making it mandatory to teach Afro-Brazilian History and Culture in Basic Education for Brazilians. In spite of such legal determination, the present research started from the hypothesis that the mentioned law is not effective, therefore, the objective of this study resides in knowing the importance and the damages that its ineffectiveness represents for the Brazilian society. Qualitative bibliographical research was carried out, with the main documents being legislation and scientific articles. The results obtained corroborate the initial hypothesis regarding the ineffectiveness of the implementation of the Law, having as main obstacles the scarcity of didactic pedagogical materials and, mainly, the lack of interest, organization and policies that contribute to the involvement of the school community.
Palavras-chave: Implantation; History; Culture; Afro-Brazilian
História; Cultura; Afro-Brasileira
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3586
Data do documento: 18-Abr-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anexo II - Ata de defesa Suzana.pdfAta de defesa615,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SUZANA TCC 3 ARTIGO Final Entrega.pdfArtigo Final Suzana Sousa Silva515,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RIF Suzana Silva.pdf258,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.