Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3543
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | Pereira, Karine Graziele Gonzaga |
Primeiro Orientador: | Benicio, Edgard Ricardo |
Resumo: | O referido artigo aborda o lúdico na Educação Infantil e, como tal, é entendido como uma ferramenta que proporciona brincadeira e aprendizagem por meio de brinquedos, músicas, danças e jogos. Além disso, o lúdico auxilia na formação do desenvolvimento humano, contribuindo para os aspectos de atenção, imaginação, criatividade, coordenação motora entre outros. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é compreender a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem e suas contribuições para o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil. Portanto, para a realização deste trabalho, optou por uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo com base em pesquisas nas bases de dados como: Google Acadêmico, LILACS, SCIELO. Logo, os resultados encontrados demonstraram que o lúdico enquanto instrumento de aprendizagem é bastante utilizado na prática docente de professores da Educação Infantil pelo fato de contribuir de forma dinâmica, significativa e prazerosa na aprendizagem das crianças. Diante de análise feita sobre conteúdo da área do brincar, percebe-se que os jogos e brincadeiras enquanto proposta lúdica de aprendizagem são recursos necessários para a construção da identidade infantil. |
Abstract: | This article refers ludic in Early Childhood Education and, as such, is understood as a tool that provides play and learning through toys, songs, dances and games. In addition, the playful training of human development, developed to assist aspects of attention, motor coordination among others. In this, the objective of this article is to understand the ludic importance in the teaching and learning process and its contributions to the integral development of children in early childhood education. Therefore, for a review of the work, a qualitative bibliographic research was chosen based on research in databases such as: Google Scholar, LILACS, SCIELO. Therefore, the teachers used for learning were learned that ludic teaching is very practical to contribute to a dynamic, meaningful and enjoyable education. Proposal of analysis on the content of the area, it is noticed that games as a ludic proposal of learning are resources for the construction of children's identity. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Lúdico Aprendizagem |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Hidrolândia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3543 |
Data do documento: | 19-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcae_Karine Graziele Gonzaga Pereira.pdf | 216,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_Karine Graziele Gonzaga Pereira.pdf | Ata de defesa | 280,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
tcc_Karine Graziele Gonzaga Pereira.pdf | TCC | 209,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.