Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3537
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Autor(es): Costa, Leonardo Eleutério da
Primeiro Orientador: Ribeiro, Antonio Carlos Chaves
Primeiro Membro da Banca: Martins, Carla de Moura
Segundo Membro da Banca: Bergamo, Thelma Maria de Moura
Resumo: As Tecnologias Digitais (TDs) nos ambientes escolares transformam as práticas tradicionais da Educação Básica, que são definidas em um aspecto particular e de um fenômeno amplo e diretamente relacionado com a atual sociedade. Vivemos o auge das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), e em uma sociedade designada como “Sociedade em Rede”, caracterizada por uma estrutura social e essencialmente fundamentada pela interligação de um sistema de redes, a internet. Logo, para os jovens desta geração, que fazem uso incessante das TDs, o quadro negro já não é um recurso tão atraente e suficiente para os professores. As TDICs, como os smartphones e tablets, não devem ser deixadas de lado como constituintes do cotidiano escolar, pois estas possibilitam meios de acesso ao conhecimento e servem de estímulo para o aprendizado, o que nos leva a perceber que esses dispositivos, em conjunto com a internet, fazem parte da vida dos alunos, podendo ser uma maneira de incentivo aos estudos através de pesquisas; visualização de vídeos didáticos; debates e conversas sobre variados assuntos que podem ajudar na vida escolar do aluno. Nesse contexto, surge a problematização quanto ao uso de Dispositivos Móveis (DMs) em sala de aula constituírem-se em uma alternativa metodológica para o ensino significativo e efetivo de Química. Tendo por base essa perspectiva, o objetivo principal deste trabalho foi propor a utilização dos DMs como metodologia alternativa para o Ensino de Química, além de elaborar e disponibilizar duas propostas didáticas sob a luz de metodologias ativas mediadas pelo uso de aplicativos móveis educacionais disponíveis gratuitamente em stores online. A investigação criteriosa pelos APPs relacionados a palavra-chave “Química” foi feita nas plataformas da Google Play Store e Apple App Store, que estão vinculadas aos sistemas operacionais Android e iOS, respectivamente, pretendendo selecionar e apresentar os APPs oferecidos pelas lojas e que podem ser adaptados e aplicados as aulas de Química. Como procedimento metodológico, afim de estabelecer, categorizar e proporcionar uma visão ampla e objetiva do tema em estudo realizou-se leituras em livros didáticos, documentos regulamentadores, teses e artigos da área do Ensino de Química para a estruturação deste trabalho e das propostas didáticas. As propostas didáticas sugeridas abordam como temas a Tabela Periódica (Organização e Propriedades dos Elementos Químicos) e Química Orgânica (Funções Orgânicas), e são desenvolvidas por metodologias ativas e APPs móveis, como Oficina Pedagógica com o APP “Tabela Periódica” e os Três Momentos Pedagógicos de Delizoicok juntamente com as Múltiplas Inteligências de Gardner Howard com o APP “RevisApp”. A busca por métodos e estratégias para a motivação do Ensino de Química, que sejam acessíveis, modernas e de baixo custo, é sempre um grande desafio para os professores, e a fim de romper com este paradigma, as propostas didáticas elaboradas tem por objetivo impulsionar os alunos a adquirirem aprendizagens com significado, por meio do uso de APPs móveis que se forem utilizados de forma organizada e intencionalmente direcionada aos objetivos pedagógicos para uma determinada temática, despertam a curiosidade do aluno e a possibilidade de torná-lo um aprendiz ativo e motivado ao estudo da disciplina.
Abstract: Digital Technologies (DTs) in school environments transform the traditional practices of Basic Education, which are defined in a particular aspect and a broad phenomenon and directly related to the current society. We live in the heyday of Digital Information and Communication Technologies (TDICs), and in a society designated as "Network Society", characterized by a social structure and essentially based on the interconnection of a network system, the internet. Therefore, for young people of this generation, who make incessant use of DTs, the blackboard is no longer such an attractive and sufficient resource for teachers. DICTs, such as smartphones and tablets, should not be left aside as part of everyday school life, as they provide means of access to knowledge and serve as a stimulus for learning, which leads us to realize that these devices, together with the internet, are part of students' lives, and can be a way to encourage studies through research; visualization of didactic videos; debates and conversations on various subjects that can help in the student's school life. In this context, the question arises regarding the use of Mobile Devices (MDs) in the classroom as a methodological alternative for meaningful and effective teaching of Chemistry. Based on this perspective, the main objective of this work was to propose the use of DMs as an alternative methodology for Teaching Chemistry, in addition to elaborating and making available two didactic proposals in the light of active methodologies mediated by the use of educational mobile applications available free of charge in stores online. The careful investigation of the APPs related to the keyword “Chemistry” was carried out on the Google Play Store and Apple App Store platforms, which are linked to the Android and iOS operating systems, respectively, with the aim of selecting and presenting the APPs offered by the stores and that can be adapted and applied to Chemistry classes. As a methodological procedure, in order to establish, categorize and provide a broad and objective view of the subject under study, readings were carried out in textbooks, regulatory documents, theses and articles in the area of ​​Chemistry Teaching for the structuring of this work and the didactic proposals. The suggested didactic proposals address the Periodic Table (Organization and Properties of Chemical Elements) and Organic Chemistry (Organic Functions) as themes, and are developed using active methodologies and mobile APPs, such as the Pedagogical Workshop with the APP “Periodic Table” and the Three Moments Delizoicok Pedagogics together with the Multiple Intelligences of Gardner Howard with the APP “RevisApp”. The search for accessible, modern and low-cost methods and strategies for motivating Chemistry Teaching is always a great challenge for teachers, and in order to break with this paradigm, the didactic proposals elaborated aim to boost students to acquire meaningful learning through the use of mobile APPs that, if used in an organized and intentionally directed way towards the pedagogical objectives for a given topic, arouse the student's curiosity and the possibility of making him an active and motivated learner to the study of the discipline.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais
Dispositivos Móveis
Aplicativos Móveis
Metodologias Ativas
Ensino de Química
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3537
Data do documento: 22-Mar-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_LeonardoEleuterio.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.