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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor(es): Brito, Westânrley Márcio Cabral de
Primeiro Orientador: Lima, Ádria Kézia Campos
Resumo: Este artigo discutirá a partir das políticas públicas voltadas para alunos com deficiência em processo de inclusão escolar, os obstáculos docentes e a prática pedagógica inclusiva exercida em instituições que têm alunos em processo de inclusão educacional. Bem como se essa prática desenvolvida é uma ação planejada inclusiva ou uma ação meramente de passatempo, onde a criança é vista como um ser incapaz de aprender ou de inserir-se no processo de ensino aprendizagem como os demais alunos da escola. Para a construção do trabalho foi necessário a pesquisa bibliográfica, abordando o tema no melhor entendimento do assunto e utilizados para análise qualitativa-interpretativista pautada na observação de documentos legais, normas, diretrizes e teorias. Dentre os fundamentos usados para essa revisão estão a Declaração de Salamanca (1994), a LDB (1996), além de teóricos da temática como Mazzota (2005), Demo (2000), Sassaki (1995), entre outros. A prática docente no processo de inclusão deve ser uma ação conjunta com todos os envolvidos que pretendem incluir o aluno com deficiência no processo de ensino aprendizagem na rede regular de ensino, em que essa ação pedagógica deve ser planejada e voltada para a valorização das diferenças do aluno, fazendo o educando sentir-se parte do processo e incluso aos demais mesmo com suas limitações. Para tal prática pedagógica existem políticas públicas voltadas para o processo de inclusão e cabe a todos os atores do processo reconhecer essas políticas e fazer com que sua aplicação seja garantida.
Abstract: This article will discuss, based on public policies aimed at students with special needs in the process of school inclusion, the teaching obstacles, the inclusive pedagogical practice carried out in institutions that have students in the process of educational inclusion. As well as if this developed practice is an inclusive planned action or a merely hobby action, where the child is seen as being incapable of learning or of being included in the teaching-learning process like the other students in the school. For the construction of the work, it was necessary to carry out bibliographic research which approaches the theme in the best understanding of the subject and in the resolution of questions. Procedures used for analysis: observation of legal documents, technical standards or regulations. Among the theorists has used on the subject are Salamanca Declaration (1994), LDB (1996), Mazzota (2005), Demo (2000), Sassaki (1995), among others. The teaching practice in the inclusion process must be a joint action with all those involved who intend to include the student with special needs in the teaching-learning process in the regular school system, where this pedagogical action must be planned and aimed at valuing differences of the student, making the student feel part of the process and included in the others even with their limitations. For such pedagogical practice, there are public policies aimed at the inclusion process and it is up to all actors in the process to recognize these policies and ensure that they are guaranteed and recognized for this profile of students. Keywords: Inclusion, Public Policies, Pedagogical Practice, Person with Disability.
Palavras-chave: Inclusão
Políticas Públicas
Prática Pedagógica
Pessoa com Deficiência
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3520
Data do documento: 16-Mar-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

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