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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A INCLUSÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA OS DOCENTES
Autor(es): Moreira, Cleusa
Primeiro Orientador: Lima, Adria
Primeiro Membro da Banca: Pareja, Eliane
Segundo Membro da Banca: Oliveira, Marcio
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar as possibilidades e os desafios docente na aplicação de jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem do ensino fundamental (anos finais) e médio. Tal proposta de estudo se justifica por considerar o uso de metodologias lúdicas importante ferramenta para aquisição de conhecimento aplicáveis em situações relacionadas ao viver social e no contexto educacional. Para tanto, como caminho metodológico, optou por uma pesquisa do tipo bibliográfica fundamentada em Lima e Mioto (2007), Gil (2008), desenvolvida com base em reflexões teóricas de livros e artigos científicos, e por se tratar de uma pesquisa da área das ciências sociais, valeu-se do método qualitativo-interpretativista para a análise, priorizando o raciocínio indutivo explicando os fatos a partir da observação, comparação e generalização Severino (2013). Como embasamento teórico utilizou-se os estudos de Almeida (1995; 2000), Mariotti (2004), Santos (1997;2000), Pereira (2000), Negreiros; Aquino; Sousa (2014), entre outros. No que se refere aos resultados concretiza-se que os jogos e brincadeiras como uma ferramenta não banal, que garante o desenvolvimento cognitivo e social, ao passo que urge a necessidade de discussão sobre os desafios docentes para a inserção de atividades lúdicas como instrumento de aprendizagem no cotidiano da sala de aula. Assim, espera-se que o desenvolvimento deste trabalho colabore com os estudos voltados ao ensino lúdico colaborando para a qualidade do ensino-aprendizagem
Abstract: This study aims to investigate the possibilities and teaching challenges in the application of games and play in the teaching-learning process in elementary school and high school. This proposal is justified because it considers the use of playful methodologies to be an important tool for acquiring applicable knowledge in situations related to social life and in the educational context. For that, as a methodological path, it was chosen a bibliographical research based on Lima and Mioto (2007), Gil (2008), developed based on theoretical reflections of books and scientific articles, and because it is a research of the social sciences area, it was used the qualitative-interpretivist method for analysis, prioritizing the inductive reasoning explaining the facts from observation, comparison and generalization Severino (2013). As a theoretical basis were used the studies of Almeida (1995; 2000), Mariotti (2004), Santos (1997; 2000), Pereira (2000), Negreiros; Aquino; Sousa (2014), among others. Regarding the results, games and play are seen as a non-trivial method that ensures cognitive and social development, while there is an urgent need for discussion about the challenges faced by teachers in introducing playful activities as a learning instrument in the classroom. Therefore, it is hoped that the development of this work will collaborate with the studies on ludic teaching and contribute to the quality of teaching-learning.
Palavras-chave: Ensino Lúdico
Jogos e Brincadeiras
Atuação Docente
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3518
Data do documento: 17-Mar-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

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