Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3518
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Adria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3751150945041434pt_BR
dc.contributor.referee1Pareja, Eliane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9022353042507149pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Marcio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2081806073486272pt_BR
dc.creatorMoreira, Cleusa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6693356370344173pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-24T01:48:54Z-
dc.date.available2023-03-23-
dc.date.available2023-03-24T01:48:54Z-
dc.date.issued2023-03-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3518-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the possibilities and teaching challenges in the application of games and play in the teaching-learning process in elementary school and high school. This proposal is justified because it considers the use of playful methodologies to be an important tool for acquiring applicable knowledge in situations related to social life and in the educational context. For that, as a methodological path, it was chosen a bibliographical research based on Lima and Mioto (2007), Gil (2008), developed based on theoretical reflections of books and scientific articles, and because it is a research of the social sciences area, it was used the qualitative-interpretivist method for analysis, prioritizing the inductive reasoning explaining the facts from observation, comparison and generalization Severino (2013). As a theoretical basis were used the studies of Almeida (1995; 2000), Mariotti (2004), Santos (1997; 2000), Pereira (2000), Negreiros; Aquino; Sousa (2014), among others. Regarding the results, games and play are seen as a non-trivial method that ensures cognitive and social development, while there is an urgent need for discussion about the challenges faced by teachers in introducing playful activities as a learning instrument in the classroom. Therefore, it is hoped that the development of this work will collaborate with the studies on ludic teaching and contribute to the quality of teaching-learning.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo investigar as possibilidades e os desafios docente na aplicação de jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem do ensino fundamental (anos finais) e médio. Tal proposta de estudo se justifica por considerar o uso de metodologias lúdicas importante ferramenta para aquisição de conhecimento aplicáveis em situações relacionadas ao viver social e no contexto educacional. Para tanto, como caminho metodológico, optou por uma pesquisa do tipo bibliográfica fundamentada em Lima e Mioto (2007), Gil (2008), desenvolvida com base em reflexões teóricas de livros e artigos científicos, e por se tratar de uma pesquisa da área das ciências sociais, valeu-se do método qualitativo-interpretativista para a análise, priorizando o raciocínio indutivo explicando os fatos a partir da observação, comparação e generalização Severino (2013). Como embasamento teórico utilizou-se os estudos de Almeida (1995; 2000), Mariotti (2004), Santos (1997;2000), Pereira (2000), Negreiros; Aquino; Sousa (2014), entre outros. No que se refere aos resultados concretiza-se que os jogos e brincadeiras como uma ferramenta não banal, que garante o desenvolvimento cognitivo e social, ao passo que urge a necessidade de discussão sobre os desafios docentes para a inserção de atividades lúdicas como instrumento de aprendizagem no cotidiano da sala de aula. Assim, espera-se que o desenvolvimento deste trabalho colabore com os estudos voltados ao ensino lúdico colaborando para a qualidade do ensino-aprendizagempt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cleusa Ribeiro Silveira Moreira (cleusa.ribeiro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-03-23T22:44:40Z No. of bitstreams: 1 artigo-cleusa ribeiro silveira moreira- final.pdf: 1413934 bytes, checksum: 92dda076fa9749a725423220ad496d5e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-03-24T01:45:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo-cleusa ribeiro silveira moreira- final.pdf: 1413934 bytes, checksum: 92dda076fa9749a725423220ad496d5e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-03-24T01:46:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo-cleusa ribeiro silveira moreira- final.pdf: 1413934 bytes, checksum: 92dda076fa9749a725423220ad496d5e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-24T01:48:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 artigo-cleusa ribeiro silveira moreira- final.pdf: 1413934 bytes, checksum: 92dda076fa9749a725423220ad496d5e (MD5) Previous issue date: 2023-03-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Lúdicopt_BR
dc.subjectJogos e Brincadeiraspt_BR
dc.subjectAtuação Docentept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA INCLUSÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA OS DOCENTESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Cleusa Ribeiro Silveira Moreira.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.