Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3455
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ABORDAGENS DE CORPO E GÊNERO NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NOS ANAIS DO ENEBIO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
metadata.dc.creator: Miranda, Amanda Cristina Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Luciana Aparecida Siqueira
metadata.dc.description.resumo: A Educação em Ciências e Biologia vem sendo atravessada por discursos conservadores que enfatizam diversos assuntos como aqueles tratados como temas polêmicos, não devem ser discutidos dentro de sala de aula. Uma das estratégias encontradas pela sociedade política e conservadora, é retrair o conteúdo trazido nos livros didáticos, impedindo que o conhecimento seja espalhado de forma ampla e segura. Dessa forma, o presente trabalho propõe-se a realizar uma pesquisa de revisão integrativa, por meio do levantamento dos trabalhos apresentados e publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), a fim de investigar como pesquisadores/as brasileiros/as analisam as dimensões de corpo e gênero nos livros didáticos. A pesquisa foi realizada por meio da plataforma digital da SBEnBIO em busca de artigos que contivessem a palavra-chave “livros didáticos”. Posteriormente realizou-se uma filtragem a partir dos trabalhos encontros a fim de localizar as temáticas de interesse. Em seguida, os trabalhos foram selecionados e organizados por edição/ano de publicação, objetivo e foco temático. Após as análises foi possível observar um consenso por parte dos autores com relação ao déficit de conteúdo que os livros abordam relacionados a “corpo” e “gênero”.
Abstract: Education in Science and Biology has been permeated by conservative discourses that emphasize various subjects such as those treated as controversial topics, which should not be discussed in the classroom. One of the strategies found by the political and conservative society is to retract the content brought in textbooks, preventing knowledge from being spread widely and safely. In this way, the present work proposes to carry out an integrative review research, through the survey of the works presented and published in the annals of the National Meeting of Biology Teaching (ENEBIO), in order to investigate how Brazilian researchers analyze the dimensions of body and gender in textbooks. The research was carried out through the SBEnBIO digital platform in search of articles that contained the keyword “textbooks”. Subsequently, a filtering was carried out from the work meetings in order to locate the themes of interest. Then, the works were selected and organized by edition/year of publication, objective and thematic focus. After the analyses, it was possible to observe a consensus on the part of the authors regarding the deficit of content that the books address related to “body” and “gender”.
Keywords: Corpo
Body
Gênero
Gender
Livro Didático
Textbook
Revisão de Literatura
Literature review
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3455
Issue Date: 9-Mar-2023
Appears in Collections:Bacharelado em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC Amanda- Versão final.pdf337,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.