Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3445
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO SEXUAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM OLHAR PARA OS ANAIS DO ENEBIO
Autor(es): Hanauer, Táina Maria
Primeiro Orientador: Silva, Luciana Aparecida Siqueira
Primeiro Membro da Banca: Mendes, Mariana Lucas
Segundo Membro da Banca: Ferreira, Alessandra Pavolin Pissolati
Resumo: Atualmente os livros didáticos possuem uma posição de destaque no ensino, pois a partir deles, professores/as conseguem organizar, desenvolver e avaliar suas aulas. Este trabalho busca compreender de que modo pesquisadores/as brasileiros/as analisam a abordagem de sexualidade e educação sexual em livros didáticos de Ciências e Biologia a partir dos anais do Encontro nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). A partir das oito edições dos anais do ENEBIO, fizemos a busca por trabalhados que continham os descritores “livro didáticos” e “livros didáticos”, “sexualidade” e “educação sexual”, e a partir dos cinco trabalhos encontrados, analisamos como estavam sendo abordados as temáticas de sexualidade e educação sexual nos livros didáticos. Desta forma, os titulados temas transversais aparecem nos livros didáticos, porém de forma reduzida, sendo assim, é importante sempre buscarmos estratégias com que auxilie e facilite a introdução desses assuntos no ambiente acadêmico-escolar, e porque não, no meio familiar.
Abstract: Currently textbooks have a prominent position in teaching, because from them, teachers can organize, develop and evaluate their classes. This work seeks to understand how Brazilian researchers analyze the approach to sexuality and sex education in Science and Biology textbooks based on the annals of the National Meeting of Biology Teaching (ENEBIO). From the eight editions of the ENEBIO annals, we searched for works that contained the descriptors “textbook” and “textbook”, “sexuality” and “sex education”, and from the five works found, we analyzed how the themes of sexuality and sex education were being addressed in textbooks. In this way, the titled cross-cutting themes appear in textbooks, but in a reduced form, therefore, it is important to always look for strategies that help and facilitate the introduction of these subjects in the academic-school environment, and why not, in the family environment.
Palavras-chave: Educação Sexual
Sexualidade
Livros didáticos
Temas Transversais
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3445
Data do documento: 7-Mar-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Táina_Maria_Hanauer.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.