Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3445
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO SEXUAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM OLHAR PARA OS ANAIS DO ENEBIO |
Autor(es): | Hanauer, Táina Maria |
Primeiro Orientador: | Silva, Luciana Aparecida Siqueira |
Primeiro Membro da Banca: | Mendes, Mariana Lucas |
Segundo Membro da Banca: | Ferreira, Alessandra Pavolin Pissolati |
Resumo: | Atualmente os livros didáticos possuem uma posição de destaque no ensino, pois a partir deles, professores/as conseguem organizar, desenvolver e avaliar suas aulas. Este trabalho busca compreender de que modo pesquisadores/as brasileiros/as analisam a abordagem de sexualidade e educação sexual em livros didáticos de Ciências e Biologia a partir dos anais do Encontro nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). A partir das oito edições dos anais do ENEBIO, fizemos a busca por trabalhados que continham os descritores “livro didáticos” e “livros didáticos”, “sexualidade” e “educação sexual”, e a partir dos cinco trabalhos encontrados, analisamos como estavam sendo abordados as temáticas de sexualidade e educação sexual nos livros didáticos. Desta forma, os titulados temas transversais aparecem nos livros didáticos, porém de forma reduzida, sendo assim, é importante sempre buscarmos estratégias com que auxilie e facilite a introdução desses assuntos no ambiente acadêmico-escolar, e porque não, no meio familiar. |
Abstract: | Currently textbooks have a prominent position in teaching, because from them, teachers can organize, develop and evaluate their classes. This work seeks to understand how Brazilian researchers analyze the approach to sexuality and sex education in Science and Biology textbooks based on the annals of the National Meeting of Biology Teaching (ENEBIO). From the eight editions of the ENEBIO annals, we searched for works that contained the descriptors “textbook” and “textbook”, “sexuality” and “sex education”, and from the five works found, we analyzed how the themes of sexuality and sex education were being addressed in textbooks. In this way, the titled cross-cutting themes appear in textbooks, but in a reduced form, therefore, it is important to always look for strategies that help and facilitate the introduction of these subjects in the academic-school environment, and why not, in the family environment. |
Palavras-chave: | Educação Sexual Sexualidade Livros didáticos Temas Transversais |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3445 |
Data do documento: | 7-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Táina_Maria_Hanauer.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.