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Tipo: Tese
Título: A FORMAÇÃO COLETIVA DE LICENCIANDAS EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO
Autor(es): Santos, Wérica Pricylla de Oliveira Valeriano
Primeiro Orientador: Cedro, Wellington Lima
Resumo: Esta pesquisa de doutorado toma como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural, a Teoria da Atividade e os pressupostos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino. Nessa perspectiva, assume-se que o desenvolvimento humano se dá mediado pelas relações sociais, que o trabalho é a atividade principal do homem e que o professor no desenvolvimento de seu trabalho – a atividade de ensino – deve organizar o ensino de modo intencional. Partindo do pressuposto segundo o qual o objeto das pesquisas em educação é a Atividade Pedagógica, entendida como unidade entre atividade de ensino e atividade de aprendizagem, o objeto dessa pesquisa é o movimento coletivo de formação para a docência. Ao organizar o ensino de modo intencional, buscando possibilitar a aprendizagem dos conceitos pelos estudantes, o professor desencadeia processos de reflexão, análise e síntese. Esse movimento poderá trazer nova qualidade ao modo como o professor organiza a Atividade Pedagógica, colocando-o em um movimento de aprendizagem. Compreende-se, assim, a importância da realização da Atividade Pedagógica no coletivo, pois ao realizar a atividade no coletivo, há entre os indivíduos repartição das ações e das operações iniciais, troca de modos de ação, compreensão mútua, comunicação, planejamento de ações individuais e a reflexão. Aqui, entende-se o trabalho coletivo como um conjunto de ações coordenadas que são realizadas por um grupo de pessoas que tem necessidades e objetivos comuns e que trabalha conjuntamente para a satisfação dessas necessidades. Neste sentido, a pergunta de pesquisa é: Como os movimentos formativos favorecem a compreensão da Atividade Pedagógica por licenciandas em Matemática tomando a Atividade Orientadora de Ensino como princípio e prática em um processo de formação coletiva? O objetivo principal é analisar os movimentos formativos para a aprendizagem da docência desenvolvidos no grupo de estudos, buscando compreendê-los enquanto possibilidade para o processo de formação coletiva. Entende-se por movimentos formativos os processos que mobilizam conhecimentos, ações e reflexões, possibilitando ao indivíduo agregar novas qualidades à aprendizagem da docência, e nesta pesquisa estão sendo considerados o estudo, o planejamento, a produção de tarefas, o desenvolvimento das ações pedagógicas, a reflexão e a avaliação. As participantes da pesquisa foram três licenciandas em Matemática de uma instituição federal de ensino em Goiás. Para o processo de investigação, organizou-se um experimento formativo que aconteceu no grupo de estudos composto pela professora/pesquisadora e pelas licenciandas. No grupo de estudos, as participantes realizaram leituras e discussões teóricas, elaboraram tarefas e as desenvolveram em encontros semanais com alunos do Ensino Médio. A obtenção dos dados aconteceu por meio de gravações em áudio e vídeo, registro em diário de campo, diários de leitura das licenciandas, memorial e registros fotográficos. A análise foi organizada com o objetivo de apreender o movimento do objeto investigado e é apresentada nas unidades: Dimensão orientadora, Dimensão executora, Processos de reflexão e avaliação. Observou-se que o grupo de estudos tomado como um espaço de aprendizagem para a docência possibilitou o desenvolvimento de um processo formativo coletivo, no qual as licenciandas puderam compreender a Atividade Pedagógica a partir dos princípios e práticas da Atividade Orientadora de Ensino.
Abstract: This doctoral research takes as theoretical reference the Historical-Cultural Theory, the Activity Theory and the theoretical-methodological assumptions of Teaching Guiding Activity. From this perspective, it is assumed that human development is mediated by social relations, that work is the main activity of man and that the teacher in the development of his work – the teaching activity – must organize teaching in an intentional way. Assuming that the object of research in education is the Pedagogical Activity, understood as a unit between teaching activity and learning activity, the object of this research is the collective movement of training for teaching. By intentionally organizing teaching, seeking to enable students to learn concepts, the teacher triggers processes of reflection, analysis and synthesis. This movement may bring new quality to the way the teacher organizes the Pedagogical Activity, putting him/her in a learning movement. Thus, the importance of carrying out the Pedagogical Activity in the collective is understood, because when carrying out the activity in the collective, there is a division of actions and initial operations among individuals, exchange of modes of action, mutual understanding, communication, action planning individuals and reflection. Here, collective work is understood as a set of coordinated actions that are carried out by a group of people who have common needs and goals and who work together to satisfy these needs. In this sense, the research question is: How do formative movements favor the understanding of Pedagogical Activity by Mathematics graduates taking the Teaching Guiding Activity as a principle and practice in a process of collective formation? The main objective is to analyze the training movements for teaching learning developed in the study group, seeking to understand them as a possibility for the process of collective training. Formative movements are understood as the processes that mobilize knowledge, actions and reflections, enabling the individual to add new qualities to teaching learning, and in this research the study, planning, production of tasks, the development of pedagogical actions, reflection and evaluation. The research participants were three Mathematics undergraduates from a federal educational institution in Goiás. For the investigation process, a formative experiment was organized that took place in the study group composed of the teacher/researcher and the undergraduates. In the study group, the participants carried out readings and theoretical discussions, prepared tasks and developed them in weekly meetings with high school students. Data collection took place through audio and video recordings, field diary, undergraduate students' reading diaries, memorial and photographic records. The analysis was organized with the aim of apprehending the movement of the investigated object and is presented in the following units: Guiding Dimension, Executing Dimension, Reflection and evaluation processes. It was observed that the study group taken as a learning space for teaching enabled the development of a collective training process, in which the undergraduates could understand the Pedagogical Activity from the principles and practices of the Teaching Guiding Activity.
Palavras-chave: Atividade Pedagógica
Trabalho Coletivo
Grupo de Estudos
Formação Inicial
Matemática
Teoria Histórico-Cultural
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituição extra IF Goiano
Sigla da Instituição: Instituição extra IF Goiano
Campus: Instituição externa ao IF Goiano (especificar no Resumo/abstract)
Programa/Curso: Instituição externa (descrever o nome da instituição no resumo/abstract)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12578
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3442
Data do documento: 16-Dez-2022
Aparece nas coleções:Teses e dissertações defendidas em outras Instituições

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