Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3418
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Viana, Diego Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9042875660561395pt_BR
dc.creatorSouza, Wilber Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0482426384285817pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-01T18:22:41Z-
dc.date.available2023-03-05-
dc.date.available2023-03-01T18:22:41Z-
dc.date.issued2023-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3418-
dc.description.abstractThis study aimed to understand, according to the researched literature, the main challenges faced by students in relation to digital inclusion in the teaching-learning process during the Covid 19 pandemic. The methodology was a literature review. The search was carried out in the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Google academic databases, using the keywords: Digital inclusion. Education. Pandemic. Challenges. It was found that technology is a path to be followed by all those involved in school activities. The pandemic has brought a lot of difficulty in relation to the technological environment because many families and schools do not have access to the Internet. Despite the technological evolution, there are many children who want to have contact with a cell phone or computer, a fact that proves the digital exclusion and institutional exclusion, students are left without access to the internet and are prevented from performing their school tasks, losing their contact the school. The digital divide imposes several challenges on the school education of young people. The main challenges were, lack of tools and internet for students, teachers and also in schools and rural communities. Lack of teacher knowledge to conduct educational methodologies using digital pedagogical resources; lack of study spaces; little family support or little knowledge with technologies; difficulty making contact with students; lack of public educational policies; increase in social inequalities; lack of interaction between teacher and student; student and student making pedagogical mediation difficult. It is concluded that in order to end digital inequality, it is necessary for governments, educators and companies to assume this issue with committed roles and responsibilities to strengthen the population's digital skills.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo compreender segundo a literatura pesquisada sobre os principais desafios enfrentados pelos alunos em relação à inclusão digital no processo ensino-aprendizagem por ocasião da pandemia do Covid 19. A metodologia foi revisão bibliográfica. A busca sedeu nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), e Google acadêmico, usando aspalavras chave: Inclusão digital. Educação. Pandemia. Desafios. Constatou-se que a tecnologia é um caminho a ser percorrido por todos os envolvidos em atividades escolares. A pandemia trouxe muita dificuldade em relação ao meio tecnológico pois muitas famílias e escolas não possuem acesso à Internet. Apesar da evolução tecnológica, existem muitas crianças que se quer tiveram contato com algum aparelho de celular ou computador, fato que comprova a exclusão digital e a exclusão institucional, os alunos ficam sem acesso à internet sendo impedidos de realizar suas tarefas escolares, perdendo o contato com a escola. A exclusão digital impõe vários desafios a educação escolar dos jovens. Os principais desafios foram, falta de ferramentas e de internet para os alunos, professores e também nas escolas e comunidades rurais. Falta de conhecimento do docente para conduzir metodologias educativas utilizando-se dos recursos pedagógicos digitais; falta de espaços de estudo; pouco apoio familiar ou pouco conhecimento com as tecnologias; dificuldade de fazer contato com os estudantes; falta de políticas públicas educacionais; aumento das desigualdades sociais; falta de interação entre professor e aluno; aluno e aluno dificultando a mediação pedagógica. Conclui-se que para acabar com a desigualdade digital é necessário que governos, educadores e empresas assumam esta questão com papéis e responsabilidades comprometidas para fortalecer as competências digitais da populaçãopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Wilber Rodrigues de Souza (wilber.rodrigues@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-03-01T11:01:10Z No. of bitstreams: 1 TCC Wilber Finalizado 01 mar 23.pdf: 499851 bytes, checksum: e3552e2972625960a43552659065750e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-03-01T18:17:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Wilber Finalizado 01 mar 23.pdf: 499851 bytes, checksum: e3552e2972625960a43552659065750e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-03-01T18:20:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Wilber Finalizado 01 mar 23.pdf: 499851 bytes, checksum: e3552e2972625960a43552659065750e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-01T18:22:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Wilber Finalizado 01 mar 23.pdf: 499851 bytes, checksum: e3552e2972625960a43552659065750e (MD5) Previous issue date: 2023-02-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão Digitalpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleINCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS: DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_tcc_Wilber Rodrigues de Souza.pdf488,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.