Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3392
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DA DANÇA ENSINO APRENDIZAGEM
Autor(es): Godoi, Savio Batista de
Primeiro Orientador: Bogea, Diego Ted Rodrigues
Resumo: O trabalho desenvolvido tem como principal escopo enfatizar a importância da dança como uma intervenção educacional para garantir práticas e comportamentos de ensino que viabilizam a fundamentação de habilidades. Ademais, enquanto arte, promove contribuições significativas por meio do aprimoramento de habilidades básicas, de padrões fundamentais do movimento, desenvolve também as potencialidades humanas em relação ao mundo. Assim, enquanto linguagem a inserção da dança através do componente curricular de Arte norteia método de aprendizagem, no qual aluno desperta as expressões corpóreas, bem como sentimentos, a sensibilidade. Nesta perspectiva, pretende-se refletir sobre o valor da dança no processo educativo e afirmar as contribuições curriculares para formação de identidade no aluno, bem como uma proposta de atividades a serem realizadas com os alunos para haver maior interação. Desse modo, metodologicamente o estudo foi uma pesquisa bibliográfica, norteada por autores como: Barreto (2004), Steinhilber (2000), Bregolato 2006, dentre outros, os quais abordarão sobre a possibilidade da dança no âmbito escolar. Assim, enfatiza-se a imprescindibilidade de despertar o interesse de alunos e professores pelas aulas de dança, principalmente na Educação Infantil propiciando aprendizagem aos alunos, uma vez que faz com que ocorra a socialização dos alunos, melhorando a forma de expressar-se e comunicar-se em conformidade com os direitos de aprendizagem.
Abstract: The main scope of the work developed is to emphasize the importance of dance as an educational intervention to ensure teaching practices and behaviors that enable the foundation of skills. Moreover, as art, it promotes significant contributions through the improvement of basic skills, of fundamental patterns of movement, it also develops human potential in relation to the world. Thus, as language the insertion of dance through the curricular component of Art guides learning method, in which student awakens corporeal expressions, as well as feelings, sensitivity. In this perspective, it is intended to reflect on the value of dance in the educational process and affirm the curricular contributions for identity formation in the student, as well as a proposal of activities to be performed with the students to have greater interaction. Thus, methodologically the study was a bibliographical research, conducted by authors such as: Barreto (2004), Steinhilber (2000), Bregolato 2006, among others, who will address the possibility of dance in the school environment. Thus, it emphasizes the imprescindibility of arousing the interest of students and teachers in dance classes, especially in Early Childhood Education providing learning to students, since it causes the socialization of students to occur, improving the way of expressing themselves and communicating in accordance with learning rights.
Palavras-chave: Dança
Educação Infantil
Currículo
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3392
Data do documento: 8-Ago-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_Savio Batista de Godoi.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.