Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3378
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - PRÉ ESCOLA
Autor(es): Silveira, Naiany de Oliveira Cardoso
Primeiro Orientador: Bottentuit Junior, João Batista
Resumo: A música é descrita como uma importante forma de comunicação, pois consegue facilitar de forma significativa a construção do conhecimento. Sendo uma fonte de prazer, tem muito a contribuir para que a inteligência e a integração da criança possam ser construídas no dia a dia. Assim, compreende-se que a música tem o poder de alimentar a autonomia e a criatividade da criança, influenciando positivamente a aprendizagem, sobretudo ao se considerar o início da escolarização, como ocorre na Educação Infantil. O caminho metodológico percorrido para o desenvolvimento deste estudo teve uma abordagem qualitativa, pois assume diferentes significados no campo das ciências sociais. Sendo um estudo do tipo bibliográfico, uma vez que se pretende pesquisar textos publicados. Os dados foram selecionados e coletados na plataforma Oasisbr tendo como recorte temporal as publicações contidas entre o período de 2017 a 2022, usando como descritores de busca as palavras, “música”, “educação infantil”, “aprendizagem”. O ensino vindo através da música nas escolas, abrem portas e possibilidades de acesso as novas culturas, a circulação de informação e dos conhecimentos, visando a interação na sociedade e a parceria com a produção da linguagem de cada pessoa.
Abstract: Music is described as an important form of communication, as it can significantly facilitate the construction of knowledge. Being a source of pleasure, it has a lot to contribute so that the child's intelligence and integration can be built on a daily basis. Thus, it is understood that music has the power to feed the child's autonomy and creativity, positively influencing learning, especially when considering the beginning of schooling, as occurs in Early Childhood Education. Considering the above, the present research has as its starting point the analysis of the importance of music in Early Childhood Education, not only as a hobby, but from what the guiding documents have about its relevance in the fields of knowledge to be built at this stage. education. The methodological path followed for the development of this study had a qualitative approach, as it assumes different meanings in the field of social sciences. Being a bibliographic study, since it intends to search published texts. The data were selected and collected on the Oasisbr platform, having as a time frame the publications contained between the period from 2017 to 2022, using the words “music”, “child education”, “learning” as search descriptors. Teaching through music in schools opens doors and possibilities of access to new cultures, the circulation of information and knowledge, aiming at interaction in society and partnership with the production of each person's language.
Palavras-chave: Educação Infantil
Musica
Ensino-aprendizagem
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3378
Data do documento: 1-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Naiany de Oliveira Cardoso Silveira.pdf992,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.