Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Felicio, Cinthia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9383981224780622pt_BR
dc.contributor.referee1Adams, Fernanda Welter-
dc.contributor.referee2Bento, Alline Rodrigues-
dc.creatorPinheiro, Franciéli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5890704453726448pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-31T18:37:52Z-
dc.date.available2023-01-28-
dc.date.available2023-01-31T18:37:52Z-
dc.date.issued2022-10-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3347-
dc.description.abstractTeacher training comprises a long path of multiple training activities. And in this work whose objectives are to analyze and reflect on the actions and experiences lived in the Center for Assistance to People with Specific Educational Needs (NAPNE), as well as the implications of this experience in teacher training in Chemistry. For this, we will present the results of a qualitative documentary research, in which aspects related to the activities developed by the NAPNE during an extracurricular internship and their intersections with the pedagogical training in the Chemistry Degree course at the IF Goiano Campus Morrinhos are analyzed. Access to education is a constitutionally guaranteed guarantee and must be promoted in an equitable manner and committed to the development of the potential inherent in each individual, based on the specificities of each one. , professional and training. Thus, special education from an inclusive perspective aims to promote conditions for students with Specific Educational Needs (SEN) for these subjects to perform their functions in society in the most autonomous way possible and to seek to break pre-established standards that are limiting. Contact with inclusive education should be part of teacher training and in the Degree in Chemistry, it is no different, the future chemistry teacher needs to be prepared to develop inclusive pedagogical practices, as many students have difficulties with regard to the abstraction of various chemical concepts. Thus, when acting in the classroom, the teacher will certainly need a broader knowledge of teaching methodologies and pedagogical tools to assist in understanding and comprehension. We consider this work relevant, because when we analyze the curriculum of this degree course, we observe few units that dialogue with the inclusion of SEN in chemistry teaching, however statistically we can increasingly see an increase in the demand for inclusive education. Diagnosis activities and assistance for guidance in individual actions necessary to solve doubts and encourage study are very important and demand pedagogical knowledge and training that contemplates the student's potential, helping in the development and improvements in learning. Mediation based on the diagnosis and pedagogical recommendations can help the teacher in promoting new knowledge, but it is important to have more dialogues between the teachers who are in the classroom and the NAPNE collaborators who monitor the student throughout the school year .pt_BR
dc.description.resumoA formação docente é composta por um longo caminho de múltiplas atividades formativas. E neste trabalho cujo objetivos são analisar e refletir sobre as ações e experiências vivenciadas no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), bem como as implicações dessa experiência na formação docente em Química. Para isso vamos apresentar os resultados de uma pesquisa documental qualitativa, na qual são analisados aspectos relacionados às atividades desenvolvidas pelo NAPNE durante a realização de um estágio extracurricular e suas intersecções com a formação pedagógica no curso de Licenciatura em Química do IF Goiano Campus Morrinhos. O acesso à educação é garantia assegurada constitucionalmente e deve ser promovida de forma equânime e comprometida com o desenvolvimento das potencialidades inerentes a cada indivíduo, pautado nas especificidades de cada um, para isso deve ser pensado e planejado atividades educativas que compreendam as mais diversas possibilidades educacionais, profissionais e formativas. Assim, a educação especial na perspectiva inclusiva visa promover aos alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), condições para que esses sujeitos desempenhem suas funções junto a sociedade de maneira mais autônoma possível e buscar romper padrões preestabelecidos que sejam limitantes. O contato com a educação inclusiva deve fazer parte da formação docente e na Licenciatura em Química, não é diferente, o futuro professor de química precisa estar preparado para desenvolver práticas pedagógicas inclusivas, pois muitos alunos apresentam dificuldades com relação à abstração de diversos conceitos químicos. Assim, quando em atuação em sala de aula, certamente o professor precisará de um conhecimento mais amplo sobre metodologias de ensino e ferramentas pedagógicas para o auxiliar ao entendimento e compreensão. Consideramos relevante esse trabalho, pois ao analisarmos o currículo desse curso de licenciatura, observamos poucas unidades que dialogam com a inclusão de NEE no ensino da química, no entanto estatisticamente cada vez mais podemos perceber um aumento da demanda por educação inclusiva. As atividades de diagnóstico e o atendimento para orientação em ações individuais necessárias para solucionar dúvidas e estímulo ao estudo são muito importantes e demandam conhecimentos pedagógicos e uma formação que contemple as potencialidades do aluno, auxiliando no desenvolvimento e melhorias no aprendizado. A mediação pautada no diagnóstico e nas recomendações pedagógicas podem auxiliar ao professor na promoção de novos conhecimentos, porém é importante haver mais diálogos entre os professores que estão em sala de aula e os colaboradores do NAPNE que fazem o acompanhamento do aluno ao longo do ano letivo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Francieli Pinheiro (2015104221550190@ifgoiano.edu.br) on 2023-01-28T21:06:16Z No. of bitstreams: 1 Versão Final_TC Franciéli Pinheiro_RIIF.pdf: 792401 bytes, checksum: 918c2a12acc129a5140a0426209f8840 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada FRANCIELI, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes peloseguinte motivo:   A Ata de defesa (ou Folha de Aprovação) não foi anexada àsubmissão. A inclusão do documento éobrigatória dentro das submissões realizadas no Repositório. Por ventura a Atade defesa ou a folha de aprovação não esteja inserido no arquivo submetido, apublicação será rejeitada para ajustes pelos administradores da plataforma,para ajustes e adequação.  Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial“Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:   O(s) autor(es) devem revisar a versãofinal do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, comas devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, aspáginas na seguinte ordem: 1º Capa,2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5ºAta de defesa, 6º restante do trabalho.  O TCAE está disponível na plataforma naaba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguintelink:  https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  Recomendamos que, caso não sejapossível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmodocumento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar aodocente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico(TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você tambémpode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Assim que a Ata de Defesa (ou folha de aprovação) estiverdevidamente assinada e anexada, nos reenvie pela plataforma. Informamos que suasubmissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma eseguir os procedimentos solicitados.  Aguardamosa devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamosà disposição. Atenciosamente, on 2023-01-30T00:14:26Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Francieli Pinheiro (2015104221550190@ifgoiano.edu.br) on 2023-01-31T11:14:47Z No. of bitstreams: 1 Versão Final_TC Franciéli Pinheiro_RIIF.pdf: 852086 bytes, checksum: 526b4b4b6f9fc6c6400a1e641d7f34cc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-01-31T18:31:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Versão Final_TC Franciéli Pinheiro_RIIF.pdf: 852086 bytes, checksum: 526b4b4b6f9fc6c6400a1e641d7f34cc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-31T18:37:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Versão Final_TC Franciéli Pinheiro_RIIF.pdf: 852086 bytes, checksum: 526b4b4b6f9fc6c6400a1e641d7f34cc (MD5) Previous issue date: 2022-10-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNEEpt_BR
dc.subjectNAPNEpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleESTÁGIO EXTRACURRICULAR E INCLUSÃO: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_Franciéli Pinheiro.pdfTCC_Franciéli Pinheiro832,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.