Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Morais, Kesi Line de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5035948460841133pt_BR
dc.creatorTavares, Larissy Araujo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7707984452398548pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-15T23:30:14Z-
dc.date.available2023-01-14-
dc.date.available2023-01-15T23:30:14Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3318-
dc.description.abstractWhen dealing with the gender issue in the contents worked on in Physical Education, studies indicate that there are still conflicts related to this theme, which are present in the school environment. This study aimed to analyze prejudiced and stereotyped behaviors in body practices carried out in Physical Education classes at school and, as specific, to verify the main gender conflicts in classes; to identify the actions adopted by the Physical Education teachers who faced these situations and to analyze the possible strategies adopted by the teachers, in an attempt to eliminate or alleviate the conflicts. It is a qualitative research, carried out from a bibliographical review of the CONBRACE 2015, 2017 and 2019 annals, where eight works were selected, meeting three established criteria: GTT that addressed the gender theme; that were related to the school context and addressed the teaching of bodily practices present in Physical Education. Data collection was initially carried out using the aforementioned criteria and later a table was created listing the themes, year of publication and authors found. Through the analysis of the works, it was verified that the majority of the researches presented the existence of gender conflicts during the classes, many related to the denial of the participation of students in certain corporal practices, understood by them as being masculine or feminine practices. Another relevant factor in this study was the identification of the lack of participation and little interest in certain bodily practices, due to a prejudiced idea. It is concluded that students still have a lot of resistance in practicing some modalities, due to stereotyped and prejudiced thinking.pt_BR
dc.description.resumoAo tratar da questão de gênero nos conteúdos trabalhados na Educação Física, estudos indicam que ainda existem conflitos relacionados a essa temática, que se fazem presentes no âmbito escolar. Este estudo teve como objetivo analisar comportamentos preconceituosos e estereotipados nas práticas corporais realizadas nas aulas de Educação Física escolar e como específicos, verificar os principais conflitos de gênero nas aulas; identificar as ações adotadas pelos professores de Educação Física que se depararam com essas situações e analisar as possíveis estratégias adotadas pelos professores, na tentativa de eliminar ou amenizar os conflitos. É uma pesquisa de caráter qualitativo, realizada a partir de uma revisão bibliográfica dos anais CONBRACE 2015, 2017 e 2019, onde foram selecionados oito trabalhos, atendendo a três critérios estabelecidos: GTT que abordassem a temática gênero; que tivessem relacionados com o contexto escolar e abordassem o ensino de práticas corporais presentes na Educação Física. A coleta de dados foi realizada inicialmente através dos critérios supracitados e posteriormente foi elaborada uma tabela relacionando os temas, ano de publicação e autores encontrados. Mediante a análise dos trabalhos, verificou-se que a maioria das pesquisas apresentou a existência de conflitos de gênero durante as aulas, muitos relacionadas à negação da participação de estudantes em determinadas práticas corporais, compreendidas por eles como sendo práticas masculinas ou femininas. Outro fator relevante neste estudo foi a identificação da falta de participação e pouco interesse em determinadas práticas corporais, devido uma ideia preconceituosa. Conclui-se que os estudantes ainda possuem muita resistência em praticar algumas modalidades, devido ao pensamento estereotipado e preconceituoso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissy Araujo Tavares (larissy.araujo@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-01-14T00:25:36Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Larissy Araujo.pdf: 1336559 bytes, checksum: ec8fafed452fcdbfcef75106d102028e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-01-15T23:23:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Larissy Araujo.pdf: 1336559 bytes, checksum: ec8fafed452fcdbfcef75106d102028e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-15T23:30:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Larissy Araujo.pdf: 1336559 bytes, checksum: ec8fafed452fcdbfcef75106d102028e (MD5) Previous issue date: 2022-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Trindadept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E QUESTÕES DE GÊNERO: ANÁLISE DOS ANAIS DO CONBRACE (2015, 2017 e 2019)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão final artigo Larissy 2.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.