Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3303
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O MULTICULTURALISMO E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Título(s) alternativo(s): Multiculturalism and its Importance in Early Childhood Education
Autor(es): Souza, Elisandra Tolentino
Primeiro Orientador: Machado, José Henrique
Resumo: O referido artigo aborda a questão do respeito, da valorização e da diversidade de culturas existentes no país e dentro da comunidade escolar. Tem como tema O Multiculturalismo e sua Importância na Educação Infantil. Trazendo a questão do conhecer, do interagir, do descobrir, do crescer, bem como o estudo da diversidade existente e suas particularidades, o artigo potencializa com a realidade do aluno para que assim o mesmo venha a se inserir dentro da sociedade como um cidadão de bem e que respeite as diversidades. O Brasil é um país preponderantemente multifacetado. A multiculturalidade do pais e essa diversidade brasileira é ilimitada: costumes, tradições, lendas e crenças constituem o imaginário do povo brasileiro. Constituído de uma multiplicidade de identidades e modos de ser, negros/as, brancos/as, indígenas, mulheres, homens pertencem a uma sociedade miscigenada que foi instruída ao longo da historiografia brasileira por intermédio de políticas educacionais com orientação monocultural, que privilegiavam homens, brancos, heterossexuais, cristãos e favorecidos financeiramente. O reconhecimento do multiculturalismo no contexto da educação brasileira é uma questão de justiça social, pautada nos direitos humanos e articulada à práxis educativa. Desse modo, a discussão do multiculturalismo no campo pedagógico abarca uma posição clara a favor da luta contra a opressão e a discriminação a que certos grupos minoritários têm, historicamente, sido submetidos por grupos mais poderosos.
Abstract: This article addresses the issue of respect, appreciation and diversity of existing cultures in the country and within the school community. Its theme is Multiculturalism and its Importance in Early Childhood Education. Bringing the question of knowing, interacting, discovering, growing, as well as the study of the existing diversity and its particularities, the article leverages the student's reality so that he can be inserted into society as a citizen of well and that respect diversity. Brazil is a preponderantly multifaceted country. The multiculturalism of the country and this Brazilian diversity is unlimited: customs, traditions, legends and beliefs constitute the imaginary of the Brazilian people. Consistingabnt of a multiplicity of identities and ways of being, blacks, whites, indigenous people, women, men belonging to a miscegenated society that was instructed throughout Brazilian historiography through educational policies with a monocultural orientation, which privileged men, white, straight, Christian, and financially advantaged. The recognition of multiculturalism in the context of Brazilian education is a matter of social justice, based on human rights and articulated with educational praxis. In this way, the discussion of multiculturalism in the pedagogical field embraces a clear position in favor of the fight against oppression and the perception that certain minority groups have historically been protected by more powerful groups.
Palavras-chave: Multiculturalismo
Educação Infantil
Pluralidade
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3303
Data do documento: 16-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Elisandra Celestre Tolentino de Souza.pdf651,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Elisandra Celestre Tolentino de Souza.pdftermo de autorização308,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Elisandra Celestre Tolentino de Souza.pdfata279,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.