Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Machado, José Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613638157766770pt_BR
dc.creatorSouza, Elisandra Tolentino-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9234023447969417pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-04T10:19:53Z-
dc.date.available2023-01-01-
dc.date.available2023-01-04T10:19:53Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3303-
dc.description.abstractThis article addresses the issue of respect, appreciation and diversity of existing cultures in the country and within the school community. Its theme is Multiculturalism and its Importance in Early Childhood Education. Bringing the question of knowing, interacting, discovering, growing, as well as the study of the existing diversity and its particularities, the article leverages the student's reality so that he can be inserted into society as a citizen of well and that respect diversity. Brazil is a preponderantly multifaceted country. The multiculturalism of the country and this Brazilian diversity is unlimited: customs, traditions, legends and beliefs constitute the imaginary of the Brazilian people. Consistingabnt of a multiplicity of identities and ways of being, blacks, whites, indigenous people, women, men belonging to a miscegenated society that was instructed throughout Brazilian historiography through educational policies with a monocultural orientation, which privileged men, white, straight, Christian, and financially advantaged. The recognition of multiculturalism in the context of Brazilian education is a matter of social justice, based on human rights and articulated with educational praxis. In this way, the discussion of multiculturalism in the pedagogical field embraces a clear position in favor of the fight against oppression and the perception that certain minority groups have historically been protected by more powerful groups.pt_BR
dc.description.resumoO referido artigo aborda a questão do respeito, da valorização e da diversidade de culturas existentes no país e dentro da comunidade escolar. Tem como tema O Multiculturalismo e sua Importância na Educação Infantil. Trazendo a questão do conhecer, do interagir, do descobrir, do crescer, bem como o estudo da diversidade existente e suas particularidades, o artigo potencializa com a realidade do aluno para que assim o mesmo venha a se inserir dentro da sociedade como um cidadão de bem e que respeite as diversidades. O Brasil é um país preponderantemente multifacetado. A multiculturalidade do pais e essa diversidade brasileira é ilimitada: costumes, tradições, lendas e crenças constituem o imaginário do povo brasileiro. Constituído de uma multiplicidade de identidades e modos de ser, negros/as, brancos/as, indígenas, mulheres, homens pertencem a uma sociedade miscigenada que foi instruída ao longo da historiografia brasileira por intermédio de políticas educacionais com orientação monocultural, que privilegiavam homens, brancos, heterossexuais, cristãos e favorecidos financeiramente. O reconhecimento do multiculturalismo no contexto da educação brasileira é uma questão de justiça social, pautada nos direitos humanos e articulada à práxis educativa. Desse modo, a discussão do multiculturalismo no campo pedagógico abarca uma posição clara a favor da luta contra a opressão e a discriminação a que certos grupos minoritários têm, historicamente, sido submetidos por grupos mais poderosos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elisandra Celestre Tolentino de Souza (elisandra.souza@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-01-02T22:56:39Z No. of bitstreams: 1 Texto Final Formatado-combinado (2).pdf: 667440 bytes, checksum: 1249ace460cdc1d5469d70bc5214619e (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada ELISANDRA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes peloseguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado àsubmissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nostrabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamenteinseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realizaçãode ajustes e adequação do(s) autor(es).  Para sanardúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIFGoiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível naplataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado noseguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s)autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo emformato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Atade defesa e o artigo científico. Pode ser enviados emarquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente nasubmissão enviada Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma.Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente naplataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamosque, caso não seja possível coletar assinatura do(a)Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imageme anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP odocumento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE),na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você tambémpode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução domesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente,  on 2023-01-03T10:34:41Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Elisandra Celestre Tolentino de Souza (elisandra.souza@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-01-03T16:26:10Z No. of bitstreams: 4 Texto Final Formatado-combinado (2).pdf: 667440 bytes, checksum: 1249ace460cdc1d5469d70bc5214619e (MD5) termo de autorização.pdf: 315485 bytes, checksum: 4c2b5f2014715b5e6c96e7ca46b7f801 (MD5) Elisandra (1) (1).pdf: 290823 bytes, checksum: 317401544c588339dfcbe269535f1269 (MD5) Elisandra (2) (1).pdf: 285830 bytes, checksum: d1373106ed9b8b8bf3a2c7e8552ec416 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-01-04T10:18:49Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Texto Final Formatado-combinado (2).pdf: 667440 bytes, checksum: 1249ace460cdc1d5469d70bc5214619e (MD5) termo de autorização.pdf: 315485 bytes, checksum: 4c2b5f2014715b5e6c96e7ca46b7f801 (MD5) Elisandra (1) (1).pdf: 290823 bytes, checksum: 317401544c588339dfcbe269535f1269 (MD5) Elisandra (2) (1).pdf: 285830 bytes, checksum: d1373106ed9b8b8bf3a2c7e8552ec416 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-01-04T10:19:41Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Texto Final Formatado-combinado (2).pdf: 667440 bytes, checksum: 1249ace460cdc1d5469d70bc5214619e (MD5) termo de autorização.pdf: 315485 bytes, checksum: 4c2b5f2014715b5e6c96e7ca46b7f801 (MD5) Elisandra (1) (1).pdf: 290823 bytes, checksum: 317401544c588339dfcbe269535f1269 (MD5) Elisandra (2) (1).pdf: 285830 bytes, checksum: d1373106ed9b8b8bf3a2c7e8552ec416 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-04T10:19:53Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Texto Final Formatado-combinado (2).pdf: 667440 bytes, checksum: 1249ace460cdc1d5469d70bc5214619e (MD5) termo de autorização.pdf: 315485 bytes, checksum: 4c2b5f2014715b5e6c96e7ca46b7f801 (MD5) Elisandra (1) (1).pdf: 290823 bytes, checksum: 317401544c588339dfcbe269535f1269 (MD5) Elisandra (2) (1).pdf: 285830 bytes, checksum: d1373106ed9b8b8bf3a2c7e8552ec416 (MD5) Previous issue date: 2022-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, DF: MEC; SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view= download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug= janeiro-2012- pdf&Itemid=30192. Acesso em: 27/09/2021 MOREIRA, A. F. B. Currículo, cultura e formação de professores. Revista Educar, Editora da UFPR, n. 17, (pp. 39 – 52), Curitiba, Brasil. 2001 LEISTER, Margareth A. Aculturação e identidade cultural: uma revisão do Direito Internacional dos Direitos Humanos. No prelo, p. 8 CANDAU, Vera Maria. Pluralismo cultural, cotidiano escolar e formação de professores; In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Magistério: construção cotidiana. Rio de Janeiro: Vozes, 1997a. p.237-250. Mudanças culturais e redefinição do escolar: tensões e buscas. Contemporaneidade e educação, Rio de Janeiro: IEC, 1997b. Cotidiano escolar e cultura(s): encontros e desencontros. (Org.). Reinventar a escola Petrópolis: Vozes, 2000a. p. 61-78. Interculturalidade e educação escolar. Reinventar a escola Petrópolis: Vozes, 2000b. p. 47-60. (Org.). Sociedade, educação e cultura(s): questões e propostas. Petrópolis: Vozes, 2002. McLAREN, P. Multiculturalismo Crítico. São Paulo: Cortez, 1997. GARCIA, Rui (2014). Multiculturalismo e educação: Desafios. Conferência realizada no âmbito das Conferências Doutorais do Doutoramento em Estudos da Criança. Instituto de Educação da Universidade do Minho. OLIVEIRA, A. A. S.O processo de inclusão no Brasil: políticas públicas para o educando com necessidades educacionais especiais. In: GENARO, K. F.; LAMÔNICA, D. A. C.; 16 BEVILACQUA, M. C. O processo de comunicação: contribuição para a formação de professores na inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais. São José dos Campos, SP: Pulso Editora, 2006, p. 255-276. PATTO, Maria Helena Souza. A escola transformadora: da escola que temos à escola que queremos. In: KUPFER, Maria Cristina Machado; PATTO, Maria Helena Souza; VOLTOLINI, Rinaldo. (Orgs.). Práticas Inclusivas em escolas transformadoras: acolhendo o aluno sujeito. São Paulo: Escuta: Fapesp, 2017. (p.67-89). Deslauriers, J.-P. (1991). Recherche qualitative- Guide pratique. Montreal: McGraw-Hill. SANTOS, José Luiz dos, 1949. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção primeiros passos; 110)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPluralidadept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO MULTICULTURALISMO E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.title.alternativeMulticulturalism and its Importance in Early Childhood Educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Elisandra Celestre Tolentino de Souza.pdf651,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Elisandra Celestre Tolentino de Souza.pdftermo de autorização308,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Elisandra Celestre Tolentino de Souza.pdfata279,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.