Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3271
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS
Autor(es): Cunha, Cleiciane dos Santos Rego
Primeiro Orientador: Oliveira, Bruno Silva de
Resumo: O presente artigo tem como finalidade de compreender a importância dos contos de fadas para a formação das crianças. Os contos de fadas são histórias contadas para crianças, envolvidas pelo mundo da magia, que as leva ao desenvolvimento da imaginação e criatividade, despertando as diversas capacidades cognitivas ao criar algo imaginário. O objeto de análise deste texto foi a narrativa “A pequena vendedora de fósforo”, de Hans Christian Andersen. O conto retrata a violência dentro de casa, fome e miséria, é uma realidade retratada que muitas crianças passam por esse fato. Como referencial teórico, foi utilizado autores como Bruno Bettelheim, Regina Michelli, Grimm Jacob, Charles Perrault, Maria Rocha, Nelly Novaes e Ligia Cadermatori. Acredita-se que, através do conto, os leitores podem aprender a lidar de forma eficaz com situações difíceis ou desconfortantes, a fim de evitar serem dominados pelas emoções. Para compreensão do ponto de vista científico, foram consultadas várias obras que se dedicam a apresentar assuntos semelhantes, oportunizando uma reflexão acerca do tema. Assim, resultados positivos foram adquiridos, demonstrando a influência dos contos de fadas para a construção de pensamentos, reflexões e a própria formação humana.
Abstract: This article aims to understand the importance of fairy tales for the formation of children. Fairy tales are stories told to children, involved by the world of magic, which leads them to the development of imagination and creativity, awakening the various cognitive abilities to create something imaginary. The object of analysis of this text was the narrative “The Little Match Girl”, by Hans Christian Andersen. The tale portrays violence inside the house, hunger and misery, it is a reality portrayed that many children go through this fact. As a theoretical reference, authors such as Bruno Bettelheim, Regina Michelli, Grimm Jacob, Charles Perrault, Maria Rocha, Nelly Novaes and Ligia Cadermatori were used. It is believed that, through the story, readers can learn to deal effectively with difficult or uncomfortable situations in order to avoid being overwhelmed by emotions. In order to understand from a scientific point of view, several works dedicated to presenting similar subjects were consulted, providing an opportunity to reflect on the theme. Thus, positive results were obtained, demonstrating the influence of fairy tales for the construction of thoughts, reflections and human formation itself.
Palavras-chave: Contos de fadas
Literatura Infantil
Hans Christian Andersen
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3271
Data do documento: 16-Dez-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Cleiciane dos Santos Rego Cunha.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.