Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3247
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: AS CONTRIBUIÇÕES DO CONTO DE FADAS O PATINHO FEIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Silva, Izabella de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Bruno Silva de
metadata.dc.description.resumo: O Artigo mostra uma contribuição sobre a obra “O patinho feio”, de Hans Christian Andersen na educação infantil. O conto será estudado a partir de uma análise comparativa buscando a utilização para exemplificar a aceitação e o respeito das diferenças. O trabalho com a diversidade em todos os seus aspectos, o respeito as diferenças e aceitação do diferente e do fora dos ditos padrões normais deve ser iniciado desde cedo, torna-se relevante e necessário para que com isso a criança possa aprender a lidar, a refletir e a aceitar pontos que se referem a discriminação racial e a diversidade étnica. O artigo foi realizado por meio de pesquisa básica, pesquisa bibliográfica e método comparativo. A partir deste breve estudo, concluímos que ler, narrar histórias e ouvi contos de fadas não são ações passivas, mas formas que oferecem inúmeras oportunidades de trabalho com crianças na educação infantil. Nesse sentido é importante destacar que a literatura usa a imaginação para demonstrar a verdade.
Abstract: The article shows a contribution on the work “The ugly duckling”, by Hans Christian Andersen in early childhood education. The tale will be studied from a comparative analysis looking for the use to exemplify the acceptance and respect of differences. Working with diversity in all its aspects, respecting differences and accepting what is different and outside the so-called normal standards must be started from an early age, it becomes relevant and necessary so that the child can learn to deal with it, to reflect and accept points that refer to racial discrimination and ethnic diversity. The article was carried out through basic research, bibliographic research and comparative method. From this brief study, we conclude that reading, telling stories and listening to fairy tales are not passive actions, but forms that offer countless opportunities to work with children in early childhood education. In this sense, it is important to highlight that literature uses imagination to demonstrate the truth. Keywords: Fairy tale; Children's literature; The ugly duck.
Keywords: Conto de Fadas
Literatura Infantil
O patinho feio
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3247
Issue Date: 10-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo cientifico IZABELLA DE JESUS SILVA.pdf793,78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.