Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3247
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DO CONTO DE FADAS O PATINHO FEIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Silva, Izabella de Jesus
Primeiro Orientador: Oliveira, Bruno Silva de
Resumo: O Artigo mostra uma contribuição sobre a obra “O patinho feio”, de Hans Christian Andersen na educação infantil. O conto será estudado a partir de uma análise comparativa buscando a utilização para exemplificar a aceitação e o respeito das diferenças. O trabalho com a diversidade em todos os seus aspectos, o respeito as diferenças e aceitação do diferente e do fora dos ditos padrões normais deve ser iniciado desde cedo, torna-se relevante e necessário para que com isso a criança possa aprender a lidar, a refletir e a aceitar pontos que se referem a discriminação racial e a diversidade étnica. O artigo foi realizado por meio de pesquisa básica, pesquisa bibliográfica e método comparativo. A partir deste breve estudo, concluímos que ler, narrar histórias e ouvi contos de fadas não são ações passivas, mas formas que oferecem inúmeras oportunidades de trabalho com crianças na educação infantil. Nesse sentido é importante destacar que a literatura usa a imaginação para demonstrar a verdade.
Abstract: The article shows a contribution on the work “The ugly duckling”, by Hans Christian Andersen in early childhood education. The tale will be studied from a comparative analysis looking for the use to exemplify the acceptance and respect of differences. Working with diversity in all its aspects, respecting differences and accepting what is different and outside the so-called normal standards must be started from an early age, it becomes relevant and necessary so that the child can learn to deal with it, to reflect and accept points that refer to racial discrimination and ethnic diversity. The article was carried out through basic research, bibliographic research and comparative method. From this brief study, we conclude that reading, telling stories and listening to fairy tales are not passive actions, but forms that offer countless opportunities to work with children in early childhood education. In this sense, it is important to highlight that literature uses imagination to demonstrate the truth. Keywords: Fairy tale; Children's literature; The ugly duck.
Palavras-chave: Conto de Fadas
Literatura Infantil
O patinho feio
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3247
Data do documento: 10-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo cientifico IZABELLA DE JESUS SILVA.pdf793,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.