Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3228
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Elaboração de material didático para aulas experimentais de Química na rede pública de acordo com os recursos disponíveis nas escolas e a BNCC |
metadata.dc.creator: | Holanda, Carlos Alexandre Souza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Viali, Wesley Renato |
metadata.dc.description.resumo: | A experimentação, principalmente na química é, sem dúvida, uma poderosa ferramenta para a compreensão dos conteúdos. A falta de aulas práticas vem de várias razões, como a falta de um espaço apropriado, vidrarias, reagentes, tempo para preparo e roteiros de experimentos. Dessa forma, aulas experimentais foram elaboradas embasadas no novo ensino médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento promulgado pelo ministério da educação em 2018 e nos recursos disponíveis em algumas escolas estaduais da cidade Rio Verde – GO, propondo também materiais alternativos caso a instituição não possua ou tenha acabado. Esses experimentos foram aplicados para alunos de ensino médio e se mostraram eficientes em despertar o interesse dos mesmos, além instigar melhor correlação entre o conteúdo aprendido e sua utilização prática. |
Abstract: | Experimentation, especially in chemistry is, undoubtedly, a powerful tool when it comes to subject comprehension. The lack of practical classes comes from many reasons, like the lack of proper spaces, glassware, reagents, time to prepare and scripts for experiments. Thus, experimental classes were elaborated grounded on the new high school, the Common National Curriculum Base (BNCC), document enacted by the ministry of education in 2018 and the resources available in some state school in the city of Rio Verde – GO, also offering alternative materials if the institutions lack or there’s none left. These experiments were applied to high school students and showed themselves efficient in grabbing their interest, in addition to incite better correlation between the learned content and its practical use. |
Keywords: | Experimentos de Química Material Alternativo Ensino Público Alternative Materials Chemistry Experimentation Public Education |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA::SINTESE ORGANICA CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICA::CINETICA QUIMICA E CATALISE CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICA::ELETROQUIMICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Rio Verde |
metadata.dc.rights: | Acesso Embargado |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3228 |
Issue Date: | 14-Dec-2022 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_ Carlos Holanda.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.