Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3227
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ANÁLISE DO CONHECIMENTO MICROBIOLÓGICO NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DA CIDADE DE SANTA HELENA DE GOIÁS
metadata.dc.creator: Correa, Mirelly de Medeiros
metadata.dc.contributor.advisor1: Vitorino, Luciana Cristina
metadata.dc.description.resumo: O conhecimento acerca da Microbiologia é fundamentalmente importante, dado o momento que estamos vivenciando, de uma pandemia global, causada por um vírus, a doença Covid-19. Todas as informações sobre a doença foram muito questionadas e estudadas várias vezes, por várias pessoas ao redor do mundo. Muitas questões foram levantadas por pessoas comuns, que sabem pouco ou nada sobre o assunto, e que acreditam em muitas notícias falsas. Por outro lado, é possível que a condição socioeconômica de estudantes influencie diretamente no nível de conhecimento acerca de conhecimentos básicos da área de microbiologia. Assim, esta pesquisa objetivou entender o que os alunos do Ensino Médio de Santa Helena de Goiás sabem sobre Microbiologia, com foco em vírus e bactérias, e como o tipo de escola pode ter afetado esse conhecimento. Nossos resultados observaram taxas maiores de respostas erradas ou de evasão das perguntas para estudantes de escolas pública, enquanto para estudantes de escola particular, foram verificadas taxas maiores de acerto e menor evasão.
Abstract: The knowledge about Microbiology is fundamentally important, given the moment we are experiencing, a global pandemic caused by a virus, the disease Covid-19. All information about the disease was questioned and studied several times, by several people around the world. Many questions have been raised by ordinary people, who know little or nothing about the subject, and who believe a lot of fake news. On the other hand, it is possible that the socioeconomic condition of students directly influences the level of knowledge about basic knowledge in the field of microbiology. Thus, this research aimed to understand what high school students from Santa Helena de Goiás know about Microbiology, focusing on viruses and bacteria, and how the type of school may have affected this knowledge. Our results showed higher rates of wrong answers or evasion of questions for students from public schools, while for students from private schools, higher rates of correct answers and lower evasion were verified.
Keywords: Microbiologia
Vírus
Bactéria
Covid-19
Educação
Fake news
Ensino médio
Vacinas
Antibiótico
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3227
Issue Date: 9-Dec-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Mirelly Correa.pdf1,2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.