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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3191
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA |
Título(s) alternativo(s): | EVALUATION OF LEARNING IN THE BRAZILIAN SCHOOL CONTEXT: CHALLENGES AND POSSIBILITIES OF FORMATIVE ASSESSMENT |
Autor(es): | Arruda, Kauana Ferreira da Silva |
Primeiro Orientador: | Cunha, André Luiz Araújo |
Primeiro Membro da Banca: | Borges, Lucas Bernardes |
Segundo Membro da Banca: | Xavier, Priscila Branquinho |
Resumo: | A avaliação formativa pode ser definida como aquela que é realizada no decorrer do processo de ensino aprendizagem e, portanto, de forma contínua, em que são feitos reajustes no processo quando identificadas dificuldades ou inconsistências em cada etapa. O objetivo geral do estudo é analisar as repercussões das políticas neoliberais no contexto da avaliação da aprendizagem na educação brasileira, apresentando possíveis contribuições do processo de avaliação adotado no sistema russo de ensino Elkonin-Davydov. Dada a importância do processo avaliativo para o sucesso educacional, é relevante que conheçamos não apenas sua classificação, mas também suas potencialidades, o que pode justificar sua utilização prática e trazer resultados positivos para o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico e documental, organizado em três tópicos, os quais trazem um histórico e contextualização do sistema de avaliação da educação nacional, a fim de orientar o leitor num caminho conceitual que converge para a consecução do objetivo de estudo proposto. Em suma, os resultados apontam que a atual conjuntura das avaliações em larga escala, praticadas no Brasil, pautada na avaliação métrica, classificatória e em resultados quantitativos, inviabiliza a implementação de um processo de avaliação formativa nas escolas. Ademais, a avaliação formativa, na perspectiva do sistema de ensino Elkonin-Davydov, por incentivar a independência, a autonomia e a autoavaliação dos alunos, contribui para a melhora da aprendizagem e do ensino através do vínculo estabelecido entre professor e aluno. |
Abstract: | Formative assessment can be defined as one that is carried out during the teaching-learning process and, therefore, continuously, in which readjustments are made in the process when difficulties or inconsistencies are identified at each stage. The general objective of the study is to analyze the repercussions of neoliberal policies in the context of learning assessment in Brazilian education, presenting possible contributions of the assessment process adopted in the Russian education system Elkonin-Davydov. Given the importance of the evaluation process for educational success, it is important that we know not only its classification, but also its potential, which can justify its practical use and bring positive results to the teaching-learning process. This is a bibliographical and documentary study, organized into three topics, which bring a history and contextualization of the national education assessment system, in order to guide the reader on a conceptual path that converges to the achievement of the study objective proposed. In short, the results indicate that the current situation of large-scale assessments, practiced in Brazil, based on metric, classificatory assessment and quantitative results, makes the implementation of a formative assessment process in schools unfeasible. Furthermore, formative assessment, from the perspective of the Elkonin-Davydov education system, by encouraging students' independence, autonomy and self-assessment, contributes to improving learning and teaching through the bond established between teacher and student. |
Palavras-chave: | Avaliação da Aprendizagem Avaliação Formativa Avaliação em Larga Escala |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Hidrolândia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3191 |
Data do documento: | 19-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
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