Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3168
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: O PAPEL DO PROFESSOR NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
metadata.dc.creator: Rosa, Carlos Eduardo Dias
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Gustavo de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: O artigo apresentado a seguir trata das tecnologias assistivas: o papel do professor na aprendizagem de estudantes com deficiência visual. O objetivo geral desse estudo é investigar a formação continuada dos professores em relação ao uso das tecnologias assistivas, promovendo uma reflexão de suas práticas educativas e pedagógicas, tendo como referências os alunos com deficiência visual no ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de publicações sobre o tema apresentado englobando as principais leis que asseguram os direitos e as ferramentas tecnológicas essenciais, para facilitar a aprendizagem desses estudantes. Os resultados revelam que a formação continuada de professores é importante em todo o processo de ensino, pois os alunos com deficiência no ensino fundamental necessitam de um atendimento qualificado, que atendam a todos sem distinção.
Abstract: The article presented below deals with assistive technologies: the teacher's role in the learning of visually impaired students. The general objective of this study is to investigate the continuing education of teachers in relation to the use of assistive technologies, promoting a reflection on their educational and pedagogical practices, having visually impaired students in elementary school as references. The methodology used was the bibliographical research, of publications on the presented theme, encompassing the main laws that ensure the rights and the essential technological tools, to facilitate the learning of these students. The results reveal that the continuing education of teachers is important throughout the teaching process, as students with disabilities in elementary school need qualified service, which attends everyone without distinction.
Keywords: Educação Inclusiva
Formação Continuada
Projeto Político Pedagógico
Tecnologias Assistivas
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3168
Issue Date: 26-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Carlos Eduardo Dias Rosa.pdf933,15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.