Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3168
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: O PAPEL DO PROFESSOR NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
Autor(es): | Rosa, Carlos Eduardo Dias |
Primeiro Orientador: | Andrade, Gustavo de Oliveira |
Resumo: | O artigo apresentado a seguir trata das tecnologias assistivas: o papel do professor na aprendizagem de estudantes com deficiência visual. O objetivo geral desse estudo é investigar a formação continuada dos professores em relação ao uso das tecnologias assistivas, promovendo uma reflexão de suas práticas educativas e pedagógicas, tendo como referências os alunos com deficiência visual no ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de publicações sobre o tema apresentado englobando as principais leis que asseguram os direitos e as ferramentas tecnológicas essenciais, para facilitar a aprendizagem desses estudantes. Os resultados revelam que a formação continuada de professores é importante em todo o processo de ensino, pois os alunos com deficiência no ensino fundamental necessitam de um atendimento qualificado, que atendam a todos sem distinção. |
Abstract: | The article presented below deals with assistive technologies: the teacher's role in the learning of visually impaired students. The general objective of this study is to investigate the continuing education of teachers in relation to the use of assistive technologies, promoting a reflection on their educational and pedagogical practices, having visually impaired students in elementary school as references. The methodology used was the bibliographical research, of publications on the presented theme, encompassing the main laws that ensure the rights and the essential technological tools, to facilitate the learning of these students. The results reveal that the continuing education of teachers is important throughout the teaching process, as students with disabilities in elementary school need qualified service, which attends everyone without distinction. |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva Formação Continuada Projeto Político Pedagógico Tecnologias Assistivas |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3168 |
Data do documento: | 26-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Carlos Eduardo Dias Rosa.pdf | 933,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.