Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3168
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: O PAPEL DO PROFESSOR NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Autor(es): Rosa, Carlos Eduardo Dias
Primeiro Orientador: Andrade, Gustavo de Oliveira
Resumo: O artigo apresentado a seguir trata das tecnologias assistivas: o papel do professor na aprendizagem de estudantes com deficiência visual. O objetivo geral desse estudo é investigar a formação continuada dos professores em relação ao uso das tecnologias assistivas, promovendo uma reflexão de suas práticas educativas e pedagógicas, tendo como referências os alunos com deficiência visual no ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de publicações sobre o tema apresentado englobando as principais leis que asseguram os direitos e as ferramentas tecnológicas essenciais, para facilitar a aprendizagem desses estudantes. Os resultados revelam que a formação continuada de professores é importante em todo o processo de ensino, pois os alunos com deficiência no ensino fundamental necessitam de um atendimento qualificado, que atendam a todos sem distinção.
Abstract: The article presented below deals with assistive technologies: the teacher's role in the learning of visually impaired students. The general objective of this study is to investigate the continuing education of teachers in relation to the use of assistive technologies, promoting a reflection on their educational and pedagogical practices, having visually impaired students in elementary school as references. The methodology used was the bibliographical research, of publications on the presented theme, encompassing the main laws that ensure the rights and the essential technological tools, to facilitate the learning of these students. The results reveal that the continuing education of teachers is important throughout the teaching process, as students with disabilities in elementary school need qualified service, which attends everyone without distinction.
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Formação Continuada
Projeto Político Pedagógico
Tecnologias Assistivas
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3168
Data do documento: 26-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Carlos Eduardo Dias Rosa.pdf933,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.