Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Chaves, Davillas Newton de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8792323197646340pt_BR
dc.creatorFreitas, Juliana Sousa Ribeiro-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7654167738383974pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-29T15:38:30Z-
dc.date.available2022-11-28-
dc.date.available2022-11-29T15:38:30Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3145-
dc.description.abstractGiven the recent need to use technological resources to continue teaching in schools, this study aims to analyze the importance of technology for the evolution of the educational process during the Covid-19 pandemic. The process of collecting information for the study was carried out through qualitative and bibliographic research, analyzing different articles on the changes caused by the social isolation caused by the pandemic. Thus, it has been observed that the need for technological equipment affects the day-to-day of education professionals, students and schools, creating the need to adapt and acquire a more in-depth knowledge of communication technologies. This transition can be considered a challenge for students, parents and teachers who do not have sufficient knowledge of the technological equipment or the necessary structures to provide students with the necessary structures for full participation in school activities. Keywords: Covid-19; Social distancing; Remote teaching; Digital technologies.pt_BR
dc.description.resumoDada a recente necessidade de utilização de recursos tecnológicos para continuidade do ensino nas escolas, este estudo tem como objetivo analisar a importância da tecnologia para a evolução do processo educacional durante a pandemia de Covid-19 (2020/2021). A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa qualitativa, revisão bibliográfica, analisando diferentes artigos científicos que abordam as mudanças causadas pelo isolamento social durante a pandemia. Assim, observou-se que a escassez de equipamentos tecnológicos afeta o dia a dia de profissionais da educação, alunos e escolas, criando uma defasagem de saberes e gerando a necessidade de adaptação e aquisição de conhecimento sobres as tecnologias de comunicação e informação. Esses fatos podem ser considerados um desafio para os envolvidos no processo de escolarização, a estrutura ineficiente prejudica o desempenho de professores e alunos no processo de ensino aprendizagem na educação a distância. Sendo assim, a pesquisa evidenciou que a modalidade remota foi único meio de suprir a falta das aulas presenciais no Brasil, mas infelizmente a maioria da população, principalmente, das regiões menos desenvolvidas que sofreu com as mudanças na Educação, por falta de tecnologias digitais, equipamentos de informática - sinal de internet, principalmente. O ensino a distância não apenas revelou a vulnerabilidade das escolas públicas na situação pandêmica, mas também demonstrou a vulnerabilidade das instituições públicas do país na promoção de uma educação de qualidade e na promoção da igualdade de oportunidades educacionais. Palavras-chave: Covid-19; Distanciamento Social; Ensino remoto; Tecnologias digitais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Sousa Ribeiro Freitas (juliana.freitas@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-28T18:37:31Z No. of bitstreams: 1 Artigo Cientifico - Juliana Sousa Ribeiro Freitas.pdf: 429646 bytes, checksum: 720969c1a2b2404a9676e65f270fd205 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-29T15:38:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo Cientifico - Juliana Sousa Ribeiro Freitas.pdf: 429646 bytes, checksum: 720969c1a2b2404a9676e65f270fd205 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-29T15:38:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo Cientifico - Juliana Sousa Ribeiro Freitas.pdf: 429646 bytes, checksum: 720969c1a2b2404a9676e65f270fd205 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-29T15:38:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo Cientifico - Juliana Sousa Ribeiro Freitas.pdf: 429646 bytes, checksum: 720969c1a2b2404a9676e65f270fd205 (MD5) Previous issue date: 2022-11-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCovid-19; Distanciamento Social; Ensino remoto; Tecnologias digitais.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO AUXÍLIO DA TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO EDUCACIONAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Cientifico - Juliana Sousa Ribeiro Freitas.pdf419,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.