Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3134
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | REDESCOBRINDO A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
metadata.dc.creator: | Silva, Juliana Ferreira da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Sampaio, Tatiana Guimarães |
metadata.dc.description.resumo: | A problemática da educação escolar está na ordem do dia e abarca diferentes dimensões: universalização da escolarização, qualidade na educação, projetos políticos pedagógicos, dinâmica interna das escolas, concepções curriculares, função social na escola, indisciplina e violência na escola, processos de avaliação no plano institucional e nacional, formação de professores/as, entre outras. Contudo há uma necessidade de reinventar a educação escolar para que se possa oferecer uma educação de qualidade e que o ensino-aprendizagem seja eficiente e significativo. No entanto, este estudo tem como eixo a prática docente e pretende-se com este estudo provocar as mudanças em professores e alunos. Para responder as novas demandas e exigências da educação, precisamos de estratégias, habilidades e procedimentos que respondam na prática as novas necessidades e expectativas da educação e isso só será possível se a profissão de educar/ensinar estiver de acordo com atitudes éticas abertas à ação e a reflexão sobre o querealizamos no nosso dia a dia na escola. |
Abstract: | The problem of school education is on the agenda and encompasses different dimensions: universalizationof schooling, quality in education, political pedagogical projects, internal dynamics of schools, curriculum concepts, social function at school, indiscipline and violence at school, evaluation processes in the institutional and national level, teacher training, among others. However, there is a need to reinvent school education so that quality education can be offered and that teaching-learning is efficient and meaningful. However, this study has as its axis the teaching practice and it is intended with this study to provoke changes in teachers and students. In order to respond to the new demands and demands of education, we need strategies, skills and procedures that respond in practice to the new needs and expectations of education and this will only be possible if the profession of educating/teaching is in accordance with ethical attitudes open to action and reflection on what we do in our daily lives at school. |
Keywords: | Pedagogia; Educação; Pandemia; Ensino e Aprendizagem Pedagogy; Education; Pandemic; Teaching and learning. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Urutaí |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3134 |
Issue Date: | 7-Nov-2022 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
termo_de_autorizacao-1 (1).pdf | Termo de Autorização | 222,36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso ok.pdf | Ata de Defesa | 109,73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Artigo Juliana 2.pdf | Artigo | 371,57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.