Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3133
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL I
metadata.dc.creator: Brandão, Aline Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Quinan, Juliana Maria Corallo
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem objetivo de compreender a saúde mental dos Professores no Ensino Fundamental I, dentro de sala de aula, analisando de que forma a pandemia pode ter impactado no exercício da sua profissão. Trata-se da necessidade de abordagens sobre a saúde mental do professor no Ensino Fundamental I, para entender como está o estado mental e físico dos professores e o porquê estão se afastando de seus cargos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e os materiais usados foram livros e artigos. A pesquisa aponta que, esclarecer o que vem acontecendo com os professores, podem motivá-los na busca de melhorias na preservação da integridade mental e física, ao agregar conhecimentos sobre a saúde mental do professor, podemos ter uma melhor contribuição social, diminuindo assim os afastamentos desses profissionais das salas de aula. Mediante os estudos apresentados nesse artigo, fatores estressores aumentaram, como a jornada de trabalho excessiva, o pouco tempo de planejamento e adaptação do uso das tecnologias, aliado a desvalorização social, impactando de forma acentuada na saúde mental dos docentes, aumentando os casos de Burnout.
Abstract: This article aims to understand the mental health of Teachers in Elementary School I, inside the classroom, analyzing how the pandemic may have impacted the exercise of their profession. It is about the need for approaches to the mental health of teachers in Elementary School I, to understand how the mental and physical state of teachers is and why they are moving away from their positions. A bibliographic research was carried out, with analytical and descriptive orientation and the materials used were books and articles. The research points out that showing more clearly what has been happening with teachers can motivate them in the search for improvements in the preservation of mental and physical integrity, by adding knowledge about the teacher's mental health, we can have a better social contribution, thus reducing the distances of these professionals from the classrooms. Through the studies presented in this article, stressors have increased, such as excessive working hours, little time for planning and adapting the use of technologies, combined with social devaluation, impacting sharply on the mental health of teachers, increasing cases of Burnout.
Keywords: Professor
Ensino Fundamental I
Pesquisa
Informação
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3133
Issue Date: 29-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_Aline Silva Brandao CORRIGIDO 1311 .pdf169,72 kBAdobe PDFView/Open
Ata defesa_Aline Silva Branda.pdf390,45 kBAdobe PDFView/Open
tcae_Aline Silva Branda.pdf236,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.