Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3132
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE (PÓS) PANDEMIA
metadata.dc.creator: Costa, Leonardo Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Quinan, Juliana Maria Corallo
metadata.dc.description.resumo: A partir da realidade do Ensino Remoto Emergencial vivenciando entre os anos de 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid-19 e do constante contato dos alunos com o negacionismo científico nesse contexto, problematiza-se: Qual a importância e os desafios do ensino de Ciências para o Ensino Fundamental durante a pandemia? E define-se como objetivo analisar as produções acadêmicas sobre a importância e os desafios do ensino de Ciências no Ensino Fundamental durante a pandemia, bem como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir dos artigos analisados, foi possível observar que foram diversos os desafios enfrentados pelos professores de Ciências durante a pandemia, principalmente com relação ao uso das tecnologias e à participação dos alunos nas aulas. Mas esse também foi um momento interessante de aperfeiçoamento dos professores frente às metodologias de ensino relacionadas às TICs, além disso, o contexto reforçou a importância de se ensinar Ciências para que os alunos possam interpretar o mundo em que vivem, sendo esse um dos objetivos do ensino dessa disciplina observados na BNCC, que é um documento curricular obrigatório orientador do currículo da educação pública e privada, que apresenta competências gerais e especificas para orientar o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, o presente trabalho demostra a necessidade do investimento no preparo dos professores de Ciências com relação ao uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, bem como a importância das Ciências para a formação crítica e ativa dos alunos.
Abstract: Based on the reality of Emergency Remote Teaching experienced between the years 2020 and 2021 due to the Covid-19 pandemic and the constant contact of students with scientific denialism in this context, it is problematized: What is the importance and challenges of Science teaching for Elementary School during the pandemic? And, the objective is to analyze academic productions on the importance and challenges of teaching Science in Elementary School during the pandemic, as well as the National Curricular Common Base (BNCC). From the articles analyzed, it was possible to observe that there were several challenges faced by Science teachers during the pandemic, especially regarding the use of technologies and the participation of students in classes. But this was also an interesting moment for teachers to improve in terms of teaching methodologies related to ICTs, in addition to the fact that the context reinforced the importance of teaching Science so that students can interpret the world in which they live, which is one of the objectives of the teaching of this discipline observed in the BNCC, which is a mandatory curricular document that guides the curriculum of public and private education, which presents general and specific competences to guide the teaching and learning process. Therefore, the present work demonstrates the need to invest in the preparation of Science teachers regarding the use of technologies in the teaching and learning process, as well as the importance of Science for the critical and active formation of students.
Keywords: Ensino de Ciências
Pandemia
Ensino Remoto
Levantamento Bibliográfico
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3132
Issue Date: 29-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ata defesa_Leonardo Oliveira Costa .pdf373,84 kBAdobe PDFView/Open
tcae_Leonardo Oliveira Costa.pdf219,77 kBAdobe PDFView/Open
tcc_Leonardo Oliveira Costa.pdf271,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.