Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3124
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
metadata.dc.creator: Silva, Lorenna Gondim
metadata.dc.contributor.advisor1: Quinan, Juliana Maria Corallo
metadata.dc.description.resumo: A utilização de materiais manipuláveis no ensino de matemática pode constituir um excelente auxiliar para uma aprendizagem dinâmica, no qual o uso de diferentes recursos pode facilitar a compreensão da significação de conceitos e promover a fixação dos mesmos. Além disso, o uso de metodologias ativas no ensino visa à participação do estudante na construção do processo de aprendizagem, uma vez que utilizam de mecanismos interativos e que despertam a atenção. Nesse viés, questiona-se como os materiais manipuláveis apresentados como recurso pedagógico para as aulas de matemática podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental? Assim, o presente trabalho objetiva compreender a importância dos materiais manipuláveis para as aulas de matemática como um recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. A metodologia apresentada teve por procedimento técnico a pesquisa bibliográfica, no qual baseou na descrição de ideias baseadas em autores sobre a importância de utilizar materiais manipuláveis no ensino de matemática. Também é qualitativa e exploratória, pois proporcionou detalhes de manuseio de materiais e desenvolvimento em sala de aula, visando contribuir para um ensino dinâmico e atrativo. Os resultados foram baseados na descrição de materiais pedagógicos, como o tangram, o ábaco, o material dourado, os sólidos geométricos, o disco de frações, a escala cuisenaire, apresentando ideias de conteúdos a serem explorados. Portanto, ao inserir materiais didáticos no ensino, as crianças podem relacionar a teoria com a prática, de modo que ela mobilize saberes que conduzam novos conhecimentos.
Abstract: The use of manipulative materials in the teaching of mathematics can be an excellent aid for dynamic learning, in which the use of different resources can facilitate the understanding of the meaning of concepts and promote their fixation. In addition, the use of active methodologies in teaching aims at the student's participation in the construction of the learning process, since they use interactive mechanisms that arouse attention. In this bias, it is questioned how the manipulative materials presented as a pedagogical resource for mathematics classes can favor the teaching and learning process in the initial grades of elementary school? Thus, the present work aims to understand the importance of manipulative materials for mathematics classes as a pedagogical resource in the teaching and learning process in the initial grades of elementary school. The methodology presented had as a technical procedure the bibliographic research, which was based on the description of ideas based on authors about the importance of using manipulative materials in mathematics teaching. It is also qualitative and exploratory, as it provided details of material handling and development in the classroom, aiming to contribute to a dynamic and attractive teaching. The results were based on the description of teaching materials, such as the tangram, the abacus, the golden material, the geometric solids, the disk of fractions, the cuisenaire scale, presenting ideas for content to be explored. Therefore, when inserting teaching materials into teaching, children can relate theory to practice, so that it mobilizes knowledge that leads to new knowledge.
Keywords: Metodologia Ativa
Materiais Manipuláveis
Ensino-Aprendizagem
Anos Iniciais
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3124
Issue Date: 22-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Lorenna Gondim Silva.pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.