Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3118
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): Inácio, Renata Ribeiro
Primeiro Orientador: Quinan, Juliana Maria Corallo
Resumo: A proposta desta pesquisa está na apresentação da Didática como campo de estudo, buscando definir e contextualiza-la como campo da pedagogia de acordo com a perspectiva de Comeniana. Considerando a Didática como uma área de trabalho da Pedagogia, este artigo se focaliza na realização de uma revisão bibliográfica acerca do papel da Didática no processo de ensino e aprendizagem. O estudo se concentra nos aspectos teóricos do surgimento da Didática e as questões que envolvem a escolha dos objetivos educacionais, o planejamento educacional, a seleção e organização de conteúdo, os métodos de ensino e a avaliação da aprendizagem. A metodologia se deu através de pesquisa bibliográfica, por meio de abordagem qualitativa descritiva de cunho exploratório. Para tal, foram utilizados autores que abordam e elucidam a temática e também foram utilizados documentos de domínio público que regem a Educação Básica, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular. A Didática passou por mudanças ao longo do tempo na Educação Básica brasileira, onde foi constatado que dependendo da tendência pedagógica que se estabelecia, seja ela, tradicional, renovada, tecnicista ou crítica, ela exercia um papel diferente. Em conclusão, a Didática é uma área fundamental para a formação do professor, pois é ela quem dá suporte teórico a sua ação cotidiana em sala de aula. Se faz evidente que a Didática ainda tem um logo caminho a percorrer, pois há muitas dúvidas quanto a sua função e importância para a educação.
Abstract: The proposal of this research is in the presentation of Didactics as a field of study, seeking to define and contextualize it as a field of pedagogy according to Comenian's perspective. Considering Didactics as a work area of Pedagogy, this article focuses on conducting a bibliographic review on the role of Didactics in the teaching and learning process. The study focuses on the theoretical aspects of the emergence of Didactics and the issues that involve the choice of educational objectives, educational planning, content selection and organization, teaching methods and learning assessment. The methodology was based on bibliographic research, through a descriptive qualitative approach of exploratory nature. To this end, authors were used to address and elucidate the theme and also used public domain documents governing Basic Education, such as Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil and Base Nacional Comum Curricular. Didactics has undergone changes over time in Brazilian Basic Education, where it was found that depending on the pedagogical tendency that was set, be it traditional, renewed, technical or critical, it played a different role. In conclusion, Didactics is a fundamental area for teacher education, as it is she who gives theoretical support to their daily action in the classroom. It is evident that Didactics still has a soon way to go, because there are many doubts as to its function and importance for education.
Palavras-chave: Didática
Educação
Práticas Pedagógicas
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3118
Data do documento: 19-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_Renata Ribeiro Inácio.pdf259,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata defesa Renata Ribeiro.pdf380,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo_de_autorizacao-2.pdf231,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.