Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3110
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS DE IDADE |
metadata.dc.creator: | Almeida, Marizeth Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Benício, Edgard Ricardo |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Benício, Edgard Ricardo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Machado, José Henrique Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Adriana Lira |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo aborda a temática afetividade na Educação Infantil de crianças com idade entre 4 e 5 anos. O espaço escolar é um campo de experiências que possibilita o aprendizado da criança e a construção emocional e social que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem, a constituição de relações pessoais e interpessoais, autoestima e autonomia, elementos essenciais para a formação social e desenvolvimento integral. Visando investigar como a afetividade auxilia no processo de ensino e aprendizagem de crianças na educação infantil, compreender a importância da afetividade para o desenvolvimento integral da criança e descrever qual o papel do professor no desenvolvimento afetivo da criança de modo que se sintam acolhidas nas creches e pré- escolas. Utilizamos como principais referenciais Antunes (2008), Bezerra (2006), Rossini (2001), Piaget (1987, 2007), Wallon (2005, 2010). É uma pesquisa de natureza básica, qualitativa e descritiva. Utilizamos como descritores para localizar os artigos que analisamos: afetividade, aprendizagem e educação infantil. Selecionamos artigos de periódicos científicos no Portal de Periódicos da CAPES, Scielo e o site Google Acadêmico do período 2021 a 2022. Os resultados representam a afetividade como um fator facilitador para a construção da interação entre professor e aluno, buscando contribuições para que a escola seja considerada um ambiente de relações mais agradáveis e motivadora de aprendizagem |
Abstract: | This article discusses the theme of affectivity in Early Childhood Education: children aged 4 and 5 years. The school space is a field of experiences that enables the learning of the child and the emotional and social construction that contribute to the teaching and learning process, the constitution of personal and interpersonal relationships, self-esteem, and autonomy, essential elements for the social formation and integral development. In order to investigate how affectivity helps in the process of teaching and learning children in early childhood education, to understand the importance of affection for the integral development of the child, and to describe the role of the teacher in the effective development of the child so that they feel welcomed in daycare centers and preschools. We used as main references Antunes (2008), Bezerra (2006), Rossini (2001), Piaget (1987, 2007), and Wallon (2005, 2010). It is basic, qualitative, and descriptive research. We use keywords as descriptors to locate the articles we review The results represent affectivity as, a facilitating factor for the construction of the interaction between teacher and student, seeking contributions for the school to be considered an environment of more pleasant and motivating learning relation |
Keywords: | Afetividade Aprendizagem Educação Infantil |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Hidrolândia |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3110 |
Issue Date: | 30-Sep-2022 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcae_Marizeth Silva de Almeida.pdf | Terno de Ciência de Autorização | 1,22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Ata defesa_Marizeth Silva de Almeida.pdf | Ata de Defesa | 654,97 kB | Adobe PDF | View/Open |
tcc_Marizeth Silva de Almeida.pdf | TCC_Artigo | 352,03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.