Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3110
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS DE IDADE
Autor(es): Almeida, Marizeth Silva
Primeiro Orientador: Benício, Edgard Ricardo
Primeiro Coorientador: Benício, Edgard Ricardo
Primeiro Membro da Banca: Machado, José Henrique Rodrigues
Segundo Membro da Banca: Silva, Adriana Lira
Resumo: O presente artigo aborda a temática afetividade na Educação Infantil de crianças com idade entre 4 e 5 anos. O espaço escolar é um campo de experiências que possibilita o aprendizado da criança e a construção emocional e social que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem, a constituição de relações pessoais e interpessoais, autoestima e autonomia, elementos essenciais para a formação social e desenvolvimento integral. Visando investigar como a afetividade auxilia no processo de ensino e aprendizagem de crianças na educação infantil, compreender a importância da afetividade para o desenvolvimento integral da criança e descrever qual o papel do professor no desenvolvimento afetivo da criança de modo que se sintam acolhidas nas creches e pré- escolas. Utilizamos como principais referenciais Antunes (2008), Bezerra (2006), Rossini (2001), Piaget (1987, 2007), Wallon (2005, 2010). É uma pesquisa de natureza básica, qualitativa e descritiva. Utilizamos como descritores para localizar os artigos que analisamos: afetividade, aprendizagem e educação infantil. Selecionamos artigos de periódicos científicos no Portal de Periódicos da CAPES, Scielo e o site Google Acadêmico do período 2021 a 2022. Os resultados representam a afetividade como um fator facilitador para a construção da interação entre professor e aluno, buscando contribuições para que a escola seja considerada um ambiente de relações mais agradáveis e motivadora de aprendizagem
Abstract: This article discusses the theme of affectivity in Early Childhood Education: children aged 4 and 5 years. The school space is a field of experiences that enables the learning of the child and the emotional and social construction that contribute to the teaching and learning process, the constitution of personal and interpersonal relationships, self-esteem, and autonomy, essential elements for the social formation and integral development. In order to investigate how affectivity helps in the process of teaching and learning children in early childhood education, to understand the importance of affection for the integral development of the child, and to describe the role of the teacher in the effective development of the child so that they feel welcomed in daycare centers and preschools. We used as main references Antunes (2008), Bezerra (2006), Rossini (2001), Piaget (1987, 2007), and Wallon (2005, 2010). It is basic, qualitative, and descriptive research. We use keywords as descriptors to locate the articles we review The results represent affectivity as, a facilitating factor for the construction of the interaction between teacher and student, seeking contributions for the school to be considered an environment of more pleasant and motivating learning relation
Palavras-chave: Afetividade
Aprendizagem
Educação Infantil
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3110
Data do documento: 30-Set-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcae_Marizeth Silva de Almeida.pdfTerno de Ciência de Autorização1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata defesa_Marizeth Silva de Almeida.pdfAta de Defesa654,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Marizeth Silva de Almeida.pdfTCC_Artigo352,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.