Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3110
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS DE IDADE
metadata.dc.creator: Almeida, Marizeth Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Benício, Edgard Ricardo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Benício, Edgard Ricardo
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, José Henrique Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Adriana Lira
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo aborda a temática afetividade na Educação Infantil de crianças com idade entre 4 e 5 anos. O espaço escolar é um campo de experiências que possibilita o aprendizado da criança e a construção emocional e social que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem, a constituição de relações pessoais e interpessoais, autoestima e autonomia, elementos essenciais para a formação social e desenvolvimento integral. Visando investigar como a afetividade auxilia no processo de ensino e aprendizagem de crianças na educação infantil, compreender a importância da afetividade para o desenvolvimento integral da criança e descrever qual o papel do professor no desenvolvimento afetivo da criança de modo que se sintam acolhidas nas creches e pré- escolas. Utilizamos como principais referenciais Antunes (2008), Bezerra (2006), Rossini (2001), Piaget (1987, 2007), Wallon (2005, 2010). É uma pesquisa de natureza básica, qualitativa e descritiva. Utilizamos como descritores para localizar os artigos que analisamos: afetividade, aprendizagem e educação infantil. Selecionamos artigos de periódicos científicos no Portal de Periódicos da CAPES, Scielo e o site Google Acadêmico do período 2021 a 2022. Os resultados representam a afetividade como um fator facilitador para a construção da interação entre professor e aluno, buscando contribuições para que a escola seja considerada um ambiente de relações mais agradáveis e motivadora de aprendizagem
Abstract: This article discusses the theme of affectivity in Early Childhood Education: children aged 4 and 5 years. The school space is a field of experiences that enables the learning of the child and the emotional and social construction that contribute to the teaching and learning process, the constitution of personal and interpersonal relationships, self-esteem, and autonomy, essential elements for the social formation and integral development. In order to investigate how affectivity helps in the process of teaching and learning children in early childhood education, to understand the importance of affection for the integral development of the child, and to describe the role of the teacher in the effective development of the child so that they feel welcomed in daycare centers and preschools. We used as main references Antunes (2008), Bezerra (2006), Rossini (2001), Piaget (1987, 2007), and Wallon (2005, 2010). It is basic, qualitative, and descriptive research. We use keywords as descriptors to locate the articles we review The results represent affectivity as, a facilitating factor for the construction of the interaction between teacher and student, seeking contributions for the school to be considered an environment of more pleasant and motivating learning relation
Keywords: Afetividade
Aprendizagem
Educação Infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3110
Issue Date: 30-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcae_Marizeth Silva de Almeida.pdfTerno de Ciência de Autorização1,22 MBAdobe PDFView/Open
Ata defesa_Marizeth Silva de Almeida.pdfAta de Defesa654,97 kBAdobe PDFView/Open
tcc_Marizeth Silva de Almeida.pdfTCC_Artigo352,03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.