Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3101
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POR ENTRE PRÁTICAS DE LETRAMENTO E AÇÕES PEDAGÓGICAS
metadata.dc.creator: Silva, Ana Paula
metadata.dc.contributor.advisor1: Moura, sebastião
metadata.dc.description.resumo: Neste artigo buscamos compreender o processo de leitura e escrita evidenciado aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental quando o letramento é propiciado como prática social. Usamos a abordagem da pesquisa qualitativa e, quanto aos procedimentos, como pesquisa bibliográfica na base dados do Google Acadêmico, para o qual utilizamos descritores específicos e obtivemos nove resultados. Destes nove, seis foram selecionados por serem resumos de dissertações de mestrado e uma tese de doutorado. Da análise feita, concluímos que há uma formatação do hábito da leitura nos alunos dos anos inicias do Ensino Fundamental e que o processo de alfabetização como do letramento, na busca da superação das dificuldades de leitura e escrita no Ensino Fundamental, desenvolve competência e habilidades nas crianças por meio das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores.
Abstract: In this article we seek to understand the process of reading and writing evidenced to students in the early years of elementary school when literacy is provided as a social practice. We used the qualitative research approach and, as for procedures, as a bibliographic research in the Google Scholar database, for which we used specific descriptors and obtained nine results. Of these nine, six were selected because they were abstracts of master's dissertations and a doctoral thesis. From the analysis made, we conclude that there is a formatting of the habit of reading in the students of the early years of elementary school and that the process of literacy as literacy, in the search for overcoming the difficulties of reading and writing in elementary school, develops competence and skills in children through the pedagogical practices developed by teachers.
Keywords: Leitura e escrita.
Reading and writing.
Letramento.
Literacy.
Competências e habilidades
Skills and abilities.
Práticas pedagógicas.
Pedagogical practices.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3101
Issue Date: 29-Aug-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tcc_Ana Paula Silva.pdf863,83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.