Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3087
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CONTRIBUIÇÕES DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Autor(es): Silva, Silvia Soares da
Primeiro Orientador: Borges, Rosalina Aparecida
Primeiro Membro da Banca: Quinan, Juliana Maria Corallo
Segundo Membro da Banca: Jesus, Patrícia Gonçalves de
Resumo: Esta pesquisa tem como ponto inicial de investigação as possíveis contribuições da consciência fonológica no processo de alfabetização e letramento, principalmente nos anos iniciais da escolarização tendo como principal objetivo de pesquisa demonstrar como esse trabalho pode auxiliar no processo de alfabetização e também evidenciar suas contribuições investigando qual a relação existente entre a tomada de consciência fonológica e a aquisição de leitura. Para tanto o estudo se fez com embasamento teórico em autores e pesquisadores que já discutiram o tema, tanto em obras físicas como em pesquisas em sites acadêmicos e livros digitais disponíveis na internet, através dos métodos bibliográfico e documental. Os resultados demonstraram que a tomada de consciência fonológica, a reflexão e manipulação acerca das palavras em unidades menores, é sim fator de contribuição tanto na aquisição da leitura quanto do letramento principalmente quando utilizada em consonância com outros métodos de alfabetização. Ficou evidente também que, apesar de muitos autores divergirem quanto à forma ou à denominação do termo, todos convergem em algum ponto que deixa claro as contribuições da consciência fonológica, atualmente reformulada, entre outros nomes para habilidade metalinguísticas, no processo de alfabetização em letramento e mais, os resultados demonstram que o estudo e prática da consciência fonológica é um tema que ainda tem muito a contribuir para o campo da alfabetização nos anos iniciais da escolarização e precisa ter muitos pontos a serem clareados pelos futuros pesquisadores que venham a se interessar pelo tema.
Abstract: This research has as initial point of investigation the possible contributions of Phonological Awareness in the process of Literacy, especially in the early years of schooling with the main objective of research demonstrate how this work can help in the literacy process and also to evidence yours contributions and investigate the relationship between phonological awareness and reading acquisition. For this, the study was researched with theoretical basis, focusing authors and researchers who have already discussed the subject both in physical experiments and in research on academic websites and digital books available on the Internet through documentary methods. The results showed that phonological awareness, reflection and manipulation about words in smaller units, is a contributing factor both in the acquisition of reading and literacy mainly when used in line with other literacy methods. It was also evident that, although many authors differ as to the form or denomination of the term, all converge at some point that makes evident the contributions of phonological awareness, currently reformulated, among other names, for metalinguistic ability, in the literacy process, the results show that the study and practice of phonological awareness is a theme that still has much to contribute to the field of literacy in the early years of schooling and needs to have many points to be clarified by future researchers interested in the theme.
Palavras-chave: Alfabetização
Consciência Fonológica
Educação
Literacy
Phonological Awareness
Education
Área do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3087
Data do documento: 26-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Silvia Soares Alves da Silva.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.