Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3077
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO
metadata.dc.creator: Borges, Murillo
metadata.dc.contributor.advisor1: Paula, Marcos Vinicius
metadata.dc.description.resumo: A Educação Ambiental é uma proposta de educação responsável por formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais. Este estudo bibliográfico visa analisar a importância de estudar a Educação Ambiental para a formação de cidadãos conscientes na busca de uma sociedade sustentável. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. As concepções encontradas referem-se à necessidade de trabalhar essa temática no ambiente escolar como assunto relevante para todo o ser humano, que é cumprir com suas obrigações e cuidar bem da natureza. Concluiu-se, portanto, que o processo requer uma mudança de comportamento, pois essa temática contribui para o papel exercido pelos indivíduos, aptos a decidirem e atuarem sobre a realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade. Metodologia: Teve como base a pesquisa bibliográfica, no qual foi possível constatar a relevância da Educação Ambiental nas escolas para uma sociedade mais participativa e consciente. Resultado esperado: Ver quanto a educação ambiental é capaz de mudar a forma de agir perante a sociedade tornando-se um cidadão ecológico. Considerações finais: Acreditamos que a chave para a preservação do meio ambiente não está apenas na a educação ambiental dialoga fortemente com a sustentabilidade. A sustentabilidade é um objetivo da educação ambiental que inserida desde os primeiros anos de vida, facilita que o processo de conscientização realmente aconteça.
Abstract: Environmental Education is an education proposal responsible for training individuals concerned with environmental problems. This bibliographic study aims to analyze the importance of studying Environmental Education for the formation of conscious citizens in the search for a sustainable society. The methodology used was bibliographic research. The conceptions found refer to the need to work on this theme in the school environmen of nature. It was concluded, therefore, that the process requires a change in behavior, as this theme contributes to the role played by individuals, able to decide and act on the socio-environmental reality in a way that is committed to life, with the well-being of each person. one and society. Methodology: It was based on bibliographic research, in which it was possible to verify the relevance of Environmental Education in schools for a more participatory and conscious society. Expected result: See how much environmental education is able to change the way of acting towards society, becoming an ecological citizen. Final considerations: We believe that the key to preserving the environment is not only in environmental education, it strongly dialogues with sustainability. Sustainability is an objective of environmental education that, inserted from the first years of life, facilitates that the awareness process really happens.t as a relevant subject for every human being, which is to fulfill their obligations and take good care
Keywords: Educação Ambiental.
Cidadania.
Qualidade de Vida
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3077
Issue Date: 15-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCAE.pdf999,45 kBAdobe PDFView/Open
Ata.pdf544,39 kBAdobe PDFView/Open
MURILLO.pdf399,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.