Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sampaio, Tatiana-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_cv_estr.iniciopt_BR
dc.creatorSantos, Thaynara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6566906852813320pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-21T15:10:10Z-
dc.date.available2022-11-21T15:10:10Z-
dc.date.issued2022-10-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3073-
dc.description.abstractBullying is an issue which affects educational institutions around the world, involving students of both sexes, from different backgrounds. The issue is that bullying does not only involve situations regarding to violence, which would already be something serious, but it is something that affects a student's self-esteem, learning and even development, affecting their routines inside and outside the school space and, therefore, it needs to be addressed and treated as a collective problem and not just an issue faced by those who suffer this violence. The interest of this research emerged from this perspective context, which seeks to understand how a teacher can develop pedagogical practices that could help to face bullying. The methodology used in the research was the bibliographic review based on authors such as Souza, Santos and Novaes (2019), Passamani and Galuch (2016), Velleda (2017), among other authors who discuss this issue and allow not only to better understand this problem, but how it is possible to fight it collectively. It can be cited as research results that the pedagogical practices developed at school can corroborate both for bullying to keep being spread, as well as for this problem to be fought and thus need to be developed in order to encourage respect, tolerance, the construction of a democratic space, of healthy interpersonal relationships, fighting against the many forms of prejudice and violence, still seeking family support in the fight against this problem, acting not only in the face of those who suffer bullying, but those who practice it and even those who are only the beholders of such situations, since everyone suffers from the consequences of this process.pt_BR
dc.description.resumoO bullying é um problema que atinge instituições de ensino em todo o mundo, envolvendo alunos de ambos os sexos, de classes sociais e culturas diferenciadas. O problema é que o bullying não envolve apenas situações de violência, o que já seria grave, mas é algo que age sobre a autoestima, aprendizagem e até mesmo desenvolvimento do aluno, afetando suas rotinas dentro e fora do espaço escolar e por isto precisa ser tratado como um problema coletivo e não apenas daqueles que sofrem essa violência. Diante desse contexto surgiu o interesse pelo tema de pesquisa que busca compreender de que forma o professor pode desenvolver práticas pedagógicas que auxiliam no combate a esse problema, sendo este o objetivo da pesquisa. A metodologia utilizada na pesquisa foi à revisão bibliográfica com base em autores como Souza, Santos e Novaes (2019), Passamani e Galuch (2016), Velleda (2017), dentre outros autores que discutem essa problemática e que permitem não apenas compreender melhor esse problema, mas como é possível combatê-lo de forma coletiva. Pode-se citar como resultados da pesquisa que as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola podem corroborar tanto para que o bullying continue, como também, para que esse problema seja combatido e assim precisam ser desenvolvidas de forma a incentivar o respeito, tolerância, a construção de um espaço democrático, de relações interpessoais saudáveis, lutando contra as diversas formas de preconceito e violência, buscando ainda o apoio familiar no combate a esse problema, agindo não apenas diante daqueles que sofrem o bullying, mas dos que o praticam e até mesmo daqueles que apenas são telespectadoras dessas situações, já que todos sofrem consequências desse processo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thaynara Ferreira Santos (thaynara.ferreira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T12:45:09Z No. of bitstreams: 1 Thaynara Ferreira Santos - completo.pdf: 1020973 bytes, checksum: ac8657c227619ba1f7204c21685c222c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T15:07:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Thaynara Ferreira Santos - completo.pdf: 1020973 bytes, checksum: ac8657c227619ba1f7204c21685c222c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-21T15:10:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thaynara Ferreira Santos - completo.pdf: 1020973 bytes, checksum: ac8657c227619ba1f7204c21685c222c (MD5) Previous issue date: 2022-10-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectRespeitopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titlePRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A REDUÇÃO DO BULLYING NAS ESCOLASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Thaynara Ferreira Santos.pdf997,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.