Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3066
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O PROCESSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | Camargo, Alessandra de Jesus |
Primeiro Orientador: | Lopes, Carlos André Nunes |
Resumo: | Esse artigo tem como objeto principal o processo didático no desenvolvimento educacional infantil, tendo em vista que ele está condicionado às relações vividas e experimentadas pelas crianças, pois o conhecimento nasce da convivência entre os pares. Assim, o objetivo desse estudo é apresentar método didático no viés da Teoria histórico-cultural (VIGOTSKI, 2007), evidenciando que a educação se origina na prática social. O caminho percorrido para entender mais sobre este procedimento ocorreu por meio de pesquisas bibliográficas, utilizando materiais teórico-críticos confirmam que as crianças desenvolvem suas capacidades cognitivas de maneira heterogênea, por meios de conhecimentos adquiridos e trazidos pela história e pela cultura. Assim, os pequenos exteriorizam os conhecimentos adquiridos de acordo com o meio que estão inseridos. Essa pesquisa evidencia, portanto, que o método educativo está condicionado às relações sociais, políticas e econômicas existentes. |
Abstract: | This article main´s object is the didactic process in children’s educational development, considering that it´s conditioned to the relationships and living experiences of the childraen, since knowledge is born from the coexistence in pairs. Thus the objective of this article is to presente the didatic process in the historical-cultural bias, showing that education originates in social practice. The path to understand more about this process was through bibliographic research, using materials that confirm that children develop their abilities in a heterogeneus way, through knowledge acquired and brought by history and culture, and thus, externalizing their acquired knowledge according to the médium in which it is inserted. This research shows that the educational process is conditioned by existing social, political and economic relationshhips. |
Palavras-chave: | Didática Pedagogia Educação Infantil |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Cristalina |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3066 |
Data do documento: | 27-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Alessandra de Jesus Camargo.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 288,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Ata de defesa_Alessandra de Jesus Camargo.pdf | Ata de Defesa | 212,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
tcae_Alessandra Camargo.pdf | Autorização para publicação | 130,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.