Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3066
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Carlos André Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9066431955491220pt_BR
dc.creatorCamargo, Alessandra de Jesus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4755102261081369pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-21T00:46:25Z-
dc.date.available2022-11-20-
dc.date.available2022-11-21T00:46:25Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3066-
dc.description.abstractThis article main´s object is the didactic process in children’s educational development, considering that it´s conditioned to the relationships and living experiences of the childraen, since knowledge is born from the coexistence in pairs. Thus the objective of this article is to presente the didatic process in the historical-cultural bias, showing that education originates in social practice. The path to understand more about this process was through bibliographic research, using materials that confirm that children develop their abilities in a heterogeneus way, through knowledge acquired and brought by history and culture, and thus, externalizing their acquired knowledge according to the médium in which it is inserted. This research shows that the educational process is conditioned by existing social, political and economic relationshhips.pt_BR
dc.description.resumoEsse artigo tem como objeto principal o processo didático no desenvolvimento educacional infantil, tendo em vista que ele está condicionado às relações vividas e experimentadas pelas crianças, pois o conhecimento nasce da convivência entre os pares. Assim, o objetivo desse estudo é apresentar método didático no viés da Teoria histórico-cultural (VIGOTSKI, 2007), evidenciando que a educação se origina na prática social. O caminho percorrido para entender mais sobre este procedimento ocorreu por meio de pesquisas bibliográficas, utilizando materiais teórico-críticos confirmam que as crianças desenvolvem suas capacidades cognitivas de maneira heterogênea, por meios de conhecimentos adquiridos e trazidos pela história e pela cultura. Assim, os pequenos exteriorizam os conhecimentos adquiridos de acordo com o meio que estão inseridos. Essa pesquisa evidencia, portanto, que o método educativo está condicionado às relações sociais, políticas e econômicas existentes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alessandra de Jesus Camargo (2019210221350046@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-19T16:05:22Z No. of bitstreams: 3 Alessandra de Jesus Camargo - TCC.pdf: 295400 bytes, checksum: cbcf937bbfbfb252ddb9d6262e64716d (MD5) Ata de defesa - Assinada - por todos os integrantes.pdf: 217280 bytes, checksum: ff7da2ca5c9f584ee54aa7231d774e98 (MD5) Termo_AUTORIZAÇÃO_p_PUBLIC_ASSINADO - Alessandra Camargo.pdf: 133967 bytes, checksum: 1bf1fc215eee892d6c3b01b42889a500 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T00:38:18Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Alessandra de Jesus Camargo - TCC.pdf: 295400 bytes, checksum: cbcf937bbfbfb252ddb9d6262e64716d (MD5) Ata de defesa - Assinada - por todos os integrantes.pdf: 217280 bytes, checksum: ff7da2ca5c9f584ee54aa7231d774e98 (MD5) Termo_AUTORIZAÇÃO_p_PUBLIC_ASSINADO - Alessandra Camargo.pdf: 133967 bytes, checksum: 1bf1fc215eee892d6c3b01b42889a500 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-21T00:46:25Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Alessandra de Jesus Camargo - TCC.pdf: 295400 bytes, checksum: cbcf937bbfbfb252ddb9d6262e64716d (MD5) Ata de defesa - Assinada - por todos os integrantes.pdf: 217280 bytes, checksum: ff7da2ca5c9f584ee54aa7231d774e98 (MD5) Termo_AUTORIZAÇÃO_p_PUBLIC_ASSINADO - Alessandra Camargo.pdf: 133967 bytes, checksum: 1bf1fc215eee892d6c3b01b42889a500 (MD5) Previous issue date: 2022-10-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cristalinapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleO PROCESSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Alessandra de Jesus Camargo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso288,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Alessandra de Jesus Camargo.pdfAta de Defesa212,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Alessandra Camargo.pdfAutorização para publicação130,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.