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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ESCOLA DO CAMPO: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE CRIANÇAS PEQUENAS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DO CAMPO
Autor(es): Montalvão, Elaine
Primeiro Orientador: Cardoso, Josiane
Resumo: O presente artigo é um levantamento bibliográfico de natureza básica, abordagem qualitativa e a partir da ideia de materialismo dialético, o qual teve como objetivo compreender o processo de construção do conhecimento científico de Crianças Pequenas da Pré-Escola I e II (4 anos a 5 anos e 11 meses) a partir de experiências do campo. Nesse viés, o mesmo aborda sobre as concepções de Vygotsky e Paulo Freire, legislações sobre a Educação do Campo, as experiências vividas no campo e suas contribuições para a construção do conhecimento científico, bem como o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem. Tendo como principais aportes teóricos Silva (2012); Arroyo (2007); Pereira, Castro (2019) e Nascimento (2018). A partir da leitura e reflexões foi possível compreender que a Educação do Campo é uma modalidade que busca enfatizar o estilo de vida rural como conteúdo do currículo. Destarte, a construção do conhecimento se dá por meio das experiências camponesas, pois contribui para tornar visível e sustentada a existência física, social e cultural do local. Nas considerações finais, ressalta-se a importância de resolver problemas e adquirir conhecimentos científicos de uma forma significativa, prazerosa e dinâmica a partir das experiências do cotidiano das crianças pequenas como jogar futebol nos campos, banhar em açude, cuidar dos animais e plantações, participar de colheita de alimentos, dentre outros. Palavras-chave: Escola do Campo. Experiências. Conhecimento Científico. Crianças Pequenas.
Abstract: This article is a bibliographic survey of a basic nature, qualitative approach and from the idea of dialectical materialism, which aimed to understand the process of construction of scientific knowledge of Small Children from Preschool I and II (4 years to 5 years and 11 months) from field experiences. In this bias, it addresses the concepts of Vygotsky and Paulo Freire, legislation on Rural Education, experiences in the field and their contributions to the construction of scientific knowledge, as well as the role of the teacher in the teaching and learning process. Having as main theoretical contributions Silva (2012); Arroyo (2007); Pereira, Castro (2019) and Nascimento (2018). From the reading and reflections, it was possible to understand that Rural Education is a modality that seeks to emphasize the rural lifestyle as curriculum content. Thus, the construction of knowledge takes place through peasant experiences, as it contributes to making the physical, social and cultural existence of the place visible and sustainable. In the final considerations, the importance of solving problems and acquiring scientific knowledge in a significant, pleasant and dynamic way is highlighted, based on the daily experiences of young children, such as playing football in the fields, bathing in a pond, taking care of animals and crops, participating in food harvesting, among others. Keywords: Rural School. Experiences. Scientific knowledge. Small children.
Palavras-chave: Escola do Campo
Experiências
Conhecimento Científico
Crianças Pequenas
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3063
Data do documento: 25-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

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