Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3056
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19 |
metadata.dc.creator: | Silva, Glaucia Correia da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Gonçalves, Luciene Pereira da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gonçalves, Samara Lima |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Sidney de Souza |
metadata.dc.description.resumo: | A educação tem um papel fundamental e de grande importância na sociedade, onde a escola se faz como elemento de transformação da sociedade, contribuindo junto a outras instâncias da vida social, política, psicológica, ou seja, a educação é um processo historicamente construído e, é um direito do sujeito nessa busca de sua identidade e atuação crítica e reflexiva na sociedade. O mundo mudou. O mundo inteiro passaria meses dentro de casa, sem poder frequentar escolas, escritórios, parques e shoppings para combater um inimigo invisível, ninguém acreditaria. A escolha do tema “Tecnologias na Educação meio à Pandemia da COVID-19”, nasceu da necessidade de compreender o atual momento que a educação está passando durante a pandemia, compreendendo todo esse processo, mostrando o que a educação juntamente com a tecnologia é capaz de compor, bem como as transformações pedagógicas necessárias do cenário, os desafios encontrados. Diante do isolamento social, a população é afetada em todos os setores: a saúde, econômico, educação e segurança. Com tantos acontecimentos e desafios, os governos a fim de evitar aglomeração e a não disseminação do vírus fechou tudo, exceto o que considera essencial, como farmácias, hospitais, supermercados. As escolas, importante e fundamental, porém, foram fechadas. Portanto, como a tecnologia torna-se imprescindível para a educação durante a pandemia? Como e quais as ferramentas tecnológicas usadas como alternativa nesse processo de ensino aprendizagem atual? Quais as transformações necessárias para a educação nesse meio de pandemia? E quais desafios para a implementação de uma nova forma de ensino? A pandemia do coronavírus enclausurou a população a partir de março de 2020 e, daí pra cá, como o isolamento social, as perdas irreparáveis, o desemprego, escolas fechadas, essas criaram meios para que seus alunos não ficassem sem as atividades escolares. E assim, a tecnologia se torna a parceira mais viável para a educação neste momento. A importância de considerar a realidade atual, onde todos nós estamos com o estresse muito elevado e passando por situações que nunca vivemos e a população mais vulnerável sofre muito mais. As questões econômicas pesam, a perda de familiares pela covid-19, violência doméstica e, ainda, a transição para o mundo online nas escolas é desafiador. |
Abstract: | Education has a fundamental role of great importance in society, where the school is done as an element of transformation of society, contributing together with other instances of social, political, psychological life, that is, education is a historically constructed process and, it is a right of the subject in this search for his identity and critical and reflective action in society. O world has changed. The whole world would spend months indoors, unable to attend schools, offices, parks and malls to fight an invisible enemy, no one would believe it. The choice of the theme “Technologies in Education in the midst of the COVID-19 Pandemic”, was born from the need to understand the current moment that education is going through during the pandemic, understanding this whole process, showing what education together with technology is able to compose, as well as the necessary pedagogical transformations of the scenario, the challenges found. Faced with social isolation, the population is affected in all sectors: health, economic, education and security. With so many events and challenges, governments in order to avoid agglomeration and the non-spreading of the virus has closed everything except what it considers essential, such as pharmacies, hospitals, supermarkets. The schools, important and fundamental, however, were closed. Therefore, as technology becomes essential for education during pandemic? How and what technological tools are used as an alternative in this process of current learning teaching? What transformations are necessary for education in this environment?pandemic? And what are the challenges for the implementation of a new way of teaching?The coronavirus pandemic cloistered the population from March 2020 and, from then on, here, such as social isolation, irreparable losses, unemployment, closed schools, these created means for their students not to be without school activities. And so, technology becomes the most viable partner for education right now. The importance of considering reality current situation, where we are all under very high stress and going through situations that we have never we live and the most vulnerable population suffers much more. Economic issues weigh heavily, the loss of family members due to covid-19, domestic violence and, also, the transition to the online world in schools is challenging. |
Keywords: | Educação Tecnologias educacionais Pandemia de Coronavírus Aprendizagem |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Hidrolândia |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3056 |
Issue Date: | 5-Nov-2022 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_Glaucia Correia da Silva.pdf | 296,67 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Ata de defesa_Glaucia Correia da Silva.pdf | 417,45 kB | Adobe PDF | View/Open | |
tcae_Glaucia Correia da Silva.pdf | 381,36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.