Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3054
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O LETRAMENTO POR MEIO DE MEMES: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DA LEITURA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Lima, Alba Siqueira
Primeiro Orientador: Sales, Paulo Alberto Silva
Resumo: O conceito de leitura tem sido ampliado diante às tecnologias digitais, pois as estratégias e efeitos produzidos pela leitura online contribuíram para o surgimento de novos gêneros textuais. Este trabalho buscou analisar as estratégias de leitura e seus efeitos para compreender o gênero textual Meme. Como aporte teórico, recorremos à teoria de gêneros, no ponto de vista de Bakhtin (2011) e Marcuschi (2009); aos aspectos relacionados ao letramento digital, recorremos a Roxane Rojo (2019). Elaboramos uma SD para trabalhar a leitura em sala de aula de língua portuguesa do quinto ano do Ensino Fundamental com o objetivo de analisar as estratégias de leitura de Memes, e também os efeitos produzidos por elas. A leitura, em ambiente digital, levanta vários questionamentos relacionados à língua, aos gêneros emergentes e às estratégias de leitura relacionada a eles, assim como a conexão entre linguagem, tecnologia digital e ação social. Sendo assim, propor a leitura compreensiva do gênero Meme é uma forma de compreender a influência que o ambiente digital exerce nos estudantes na leitura de gêneros emergentes. O contexto de mudanças sociais significativas, envolve a educação, levando-a a se adequar às necessidades da atualidade, principalmente para que haja a efetivação do letramento, o qual consiste em uma prática de leitura e escrita de acordo com a necessidade de situações comunicativas. Conclui-se que o ensino da leitura requer novas estratégias, que exigem a prática de novas habilidades de leitura de diferentes gêneros.
Abstract: The concept of reading has been expanded in the face of digital technologies, as the strategies and effects produced by online reading have contributed to the emergence of new textual genres. This work sought to analyze the reading strategies and their effects to understand the textual genre Meme. As a theoretical contribution, we resorted to the theory of genres, from the point of view of Bakhtin (2011) and Marcuschi (2009); for aspects related to digital literacy, we turned to Roxane Rojo (2019). We developed a DS to work on reading in the Portuguese language classroom of the fifth year of Elementary School, with the aim of analyzing the Memes reading strategies, and also the effects produced by them. Reading in a digital environment raises several questions related to language, emerging genres and reading strategies related to them, as well as the connection between language, digital technology and social action. Therefore, proposing a comprehensive reading of the Meme genre is a way of understanding the influence that the digital environment has on students in reading emerging genres. The context of significant social changes involves education, leading it to adapt to current needs, mainly so that there is the realization of literacy, which consists of a practice of reading and writing according to the needs of communicative situations. It is concluded that the teaching of reading requires new strategies, which require the practice of new reading skills of different genres.
Palavras-chave: Leitura
Letramento
Meme
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3054
Data do documento: 9-Set-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Alba Siqueira de Lima.pdfArtigo- Alba Siqueira533,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Alba Siqueira de Lima.pdfATA TCC ALBA186,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Alba Siqueira de Lima.pdfTERMO DE CIENCIA E AUTORIZAÇÃO252,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.