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Title: DESIGUALDADE EDUCACIONAL NO CENÁRIO ESTADUAL – GOIÁS
metadata.dc.creator: Nascimento, Laiane Nunes do
metadata.dc.description.resumo: Historicamente a sociedade brasileira foi instituída em um modelo pautado na exploração, o que resultou em uma diferença socioeconômica refletida na atualidade, principalmente no contexto educativo. Assim, considerando o cenário do Estado de Goiás, sobretudo em relação à pandemia causada pela Covid-19 é que a presente pesquisa discute a questão relacionada à desigualdade educacional. Não obstante, o problema de pesquisa se configurou na seguinte questão: é possível encontrar soluções viáveis para sanar alguns dos problemas existentes no âmbito educacional, principalmente os relativos à desigualdade e exclusão? Dentre os objetivos, cita-se compreender o contexto do surgimento da desigualdade, em especial a educacional, buscando soluções, no intuito de superar essa situação. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, realizada no Google Acadêmico, além de repositórios institucionais, considerando algumas palavras-chave e termos, tais como “desigualdade social” e “desigualdade educacional”. Dentre os resultados obtidos observou-se que a desigualdade social, oriunda da forma como a renda é distribuída, das relações de exclusão e outros fatores, é responsável também pela desigualdade educacional. Entendeu-se também que em meio à pandemia, os abismos socioeconômicos se tornaram ainda maiores, ampliando as diferenças, dificuldades e desigualdades educacionais, o que exige ações e políticas de acompanhamento.
Abstract: Historically, Brazilian society was established on a model based on exploitation, which resulted in a socioeconomic difference reflected today, especially in the educational context. Thus, considering the scenario of the State of Goiás, especially in relation to the pandemic caused by Covid-19, the present research discusses the issue related to educational inequality. Nevertheless, the research problem was configured in the following question: is it possible to find viable solutions to solve some of the existing problems in the educational field, especially those related to inequality and exclusion? Among the objectives, it is mentioned to understand the context of the emergence of inequality, especially in education, seeking solutions, to overcome this situation. To do so, a bibliographic research was used, carried out on Google Scholar, in addition to institutional repositories, considering some keywords and terms, such as "social inequality" and "educational inequality". Among the results obtained, it was observed that social inequality, arising from the way income is distributed, relations of exclusion and other factors, is also responsible for educational inequality. It was also understood that during the pandemic, the socioeconomic gaps became even greater, expanding educational differences, difficulties and inequalities, which requires follow-up actions and policies.
Keywords: Education. inequalities. Pandemic. Recommendations. Goiás.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3045
Issue Date: 1-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

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