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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3036
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO ENSINO APRENDIZAGEM |
Autor(es): | Pereira, Liliane de Souza |
Primeiro Orientador: | Sampaio, Tatiana Guimarães |
Primeiro Membro da Banca: | Carvalo, Débora Carla de Souza |
Segundo Membro da Banca: | Santos, Gessiene Soares dos |
Resumo: | A escolha do tema “A Importância do Brincar no Ensino Aprendizagem” é um tema bem visado pelos educadores nos dias atuais, sua relevância dentro do ensino aprendizagem tem bastante colaboração para que a crianças se desenvolva de forma satisfatória e com autonomia, uma vez que ao brincar a criança também aprende, refletindo este aprendizado algo mais prazeroso e saboroso de se aprender, estimulando assim o crescimento da criança de um modo diferenciado no quesito aprendizado, contribuindo assim para uma formação de pequenos grandes indivíduos bem sucedido tanto na escola quanto dentro da sociedade. Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem. Neste sentido, o objetivo central deste artigo é analisar a importância do brincar na Educação Infantil, pois, segundo autores e pesquisados este é um período fundamental para a criança no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa. A atividade lúdica como o jogo, o brinquedo, a brincadeira, são atividades que precisam ser bem direcionados e compreendidos dentro das instituições escolares sendo reconhecido como educação e não simplismente uma brincadeira para passar o tempo. Palavras-chave: RCNEI. Educação Infantil. Brincar. Ludicidade. Desenvolvimento da criança. Práticas pedagógicas. Jogos. |
Abstract: | The choice of the theme “The Importance of Playing in Teaching and Learning” is a topic well targeted by educators nowadays, its relevance within teaching and learning has a lot of collaboration for children to develop satisfactorily and with autonomy, since that when playing,the child also learns, reflecting this learning something more pleasant and tasty to learn, thus stimulating the child's growth in a different way in terms of learning, thus contributing to the formation of successful small and large individuals both at school and within of society. Playing is an important form of communication; it is through this act that the child can reproduce his daily life. The act of playing enables the child's learning process, as it facilitates the construction of reflection, autonomy and creativity, thus establishing a close relationship between play and learning. In this sense, the main objective of this article is to analyze the importance of playing in Early Childhood Education, because, according to authors and researchers, this is a fundamental period for children with regard to their development and learning in a significant way. The ludic activity as the game, the toy, the joke, are activities that need to be well directed and understood within the school institutions being recognized as education and not simply a game to pass the time. |
Palavras-chave: | RCNEI Educação Infantil Brincar Ludicidade Desenvolvimento da criança Práticas pedagógicas Jogos |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ipameri |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3036 |
Data do documento: | 8-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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