Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3027
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: JOGOS, BRINCADEIRAS E ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Gentil, Vanuzia Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonçalves, Luciene Pereira da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este artigo científico sobre a educação explorou a questão temática dos jogos e brincadeiras como estratégias de facilitação da formação de bons leitores. Neste estudo é considerada a ludicidade e também, a utilização de brincadeiras de maneira que ao utilizá-las promovam interesse pelos estudos, facilitando a aprendizagem. O objetivo consistiu em refletir sobre as atividades lúdicas como instrumento de aprendizagem significativa e a importância da educação infantil para o desenvolvimento pleno e social da criança e, especificamente, aprofundar os estudos sobre a interação da criança diante das atividades lúdicas; Investigar sobre como a criança pode desenvolver suas habilidades a partir da intervenção do professor e; verificar a importância das atividades lúdicas na aprendizagem da educação infantil e desenvolvimento pleno e social da criança da educação infantil. Esta pesquisa partiu de uma abordagem bibliográfica com compilação dos dados auferidos, com intenção de elevar a qualidade no ensino por meio de jogos e brincadeiras que articulem aspectos lúdicos, criando possibilidades de ampliar a visão sobre o mundo, a realidade de cada aluno. Este estudo concluiu que o ensino através da ludicidade é uma estratégia que apresenta unanimidade entre os autores e suas obras utilizada nesta pesquisa, pelo poder que dispõe de tornar o aprendizado mais interessante em função do prazer que proporciona aos educandos. É que a criança aprende melhor quando a aprendizagem está associada ao seu cotidiano, ou seja, com jogos e brincadeiras que provocam desafios, quando estes ocupam o lugar da obrigação, consequentemente foi verificado que há melhoria no ensino/aprendizagem.
Abstract: This scientific article on education explored the thematic issue of games and games as strategies to facilitate the formation of good readers. In this study, the ludicity is considered and also the use of games in a way that, when using them, they promote interest in studies, facilitating learning. The objective was to reflect on the playful activities as a significant learning instrument and the importance of early childhood education for the full and social development of the child and, specifically, to deepen the studies on the interaction of the child in the face of playful activities; Investigate how the child can develop his/her skills from the teacher's intervention and; to verify the importance of recreational activities in the learning of early childhood education and full and social development of child early childhood education. This research started from a bibliographic approach with compilation of the data obtained, with the intention of raising the quality in teaching through games and games that articulate playful aspects, creating possibilities to broaden the view of the world, the reality of each student. This study concluded that teaching through ludicity is a strategy that presents unanimity among authors and their works used in this research, by the power that has to make learning more interesting due to the pleasure it provides to students. It is that the child learns better when learning is associated with his daily life, that is, with games and games that cause challenges, when they occupy the place of obligation, consequently it was verified that there is improvement in teaching / learning.
Keywords: Lúdico
Brincadeiras
Aprendizagem
Jogos
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3027
Issue Date: 5-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TcaeVanuzia Cardoso Gentil.pdf715,91 kBAdobe PDFView/Open
Ata de defesa_Vanuzia Cardoso Gentil767,73 kBAdobe PDFView/Open
tcc_Vanuzia Cardoso Gentilpdf337,58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.