Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3026
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR
metadata.dc.creator: Pereira, Christiane Batista
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonçalves, Luciene Pereira da Silva
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho do gestor educacional está relacionado à organização e ao funcionamento do ensino nos seus aspectos administrativos, didáticos, financeiros e os respectivos nexos entre a legislação e os planos de educação. O trabalho procura investigar a formação do pedagogo em relação ao quesito ‘gestão escolar’ a partir de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), que são os documentos norteadores das ações dos professores no curso de graduação próprios a cada curso e a cada instituição. Contudo, a gestão escolar faz parte das atribuições do pedagogo, este trabalho justifica-se pela necessidade de se conhecer o que dizem os documentos que norteiam a formação do pedagogo em relação à gestão escolar.Para a seguinte pesquisa, determinou-se como corpus, os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de duas (02) Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Goiás, em comparação com outras duas IES de uma pesquisa realizada no Rio Grande do Sul. Estas são IES da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), do estado do Rio Grande do Sul. As duas (02) IES de Goiás são públicas, uma sendo presencial e outra à distância. As outras duas (02) da pesquisa realizada no sul são privadas e à distância. Sendo assim, buscamos reconhecer a presença da Gestão Escolar no PPC ou na matriz curricular dos cursos bem como, na pesquisa realizada em AMAU/RS, analisando se este conceito é um dos elementos abordados na formação do pedagogo.
Abstract: The present work of the educational manager is related to the organization and functioning of teaching in its administrative, didactic, and financial aspects and the respective links between legislation and education plans. The work seeks to investigate the formation of the pedagogue concerning the item 'school management' from Pedagogical Course Projects (PPC), which are the documents that guide the actions of teachers in the undergraduate course specific to each class and each institution. However, school management is part of the pedagogue's attributions, this work is justified by the need to know what the documents that guide the pedagogue's training about school management say. For the following research, the Pedagogical Course Projects (PPC) of two (02) Higher Education Institutions (IES) in the state of Goiás were determined as corpus, in comparison with two other IES of research carried out in Rio Grande do Sul. South. These are HEIs of the Association of Municipalities of Alto Uruguai (AMAU), in Rio Grande do Sul. The two (02) HEIs in Goiás are public, one being in person and the other at a distance. The other two (02) of the survey carried out in the south were private and at a distance. Therefore, we seek to recognize the presence of School Management in the PPC or the curriculum of the courses, as well as, in the research carried out in AMAU/RS, analyzing whether this concept is one of the elements addressed in the education of the pedagogue
Keywords: Gestao
Formação
Pedagogia e Eficiência
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3026
Issue Date: 5-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcae_Christiane Batista Pereira.pdf474,76 kBAdobe PDFView/Open
Artigo Cientifico_Christiane Batista Pereira.pdf770,05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.