Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3009
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TDAH NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
metadata.dc.creator: | Soares, Lucileia Marcia Ribeiro |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Gutember, Jaqueline Souza |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo visa expor informações acerca da Educação Inclusiva de crianças com TDAH na etapa da Educação Infantil. Neste sentido, este artigo objetiva-se analisar a crescente demanda de pessoas com déficit de atenção e os transtornos neuropsiquiátricos “Transtornos de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)” vem chamando a atenção, principalmente, pela necessidade de profissionais qualificados para atuar no campo do Ensino Especial, bem como na promoção da inclusão observando a situação dos alunos dentro da sala de aula para auxiliar em um diagnóstico precoce e, logo, em um tratamento mais eficaz, aplicando a condição à realidade na escola, para que os portadores do transtorno recebam ensino de qualidade. Outro foco será sobre a formação de docentes qualificados para lidar com os pequenos, aptos a fazer com que eles desenvolvam suas habilidades e tenham um aprendizado proveitoso. Serão examinadas algumas situações e didáticas que possam facilitar o processo e oferecer adaptação do ambiente educacional e das aulas às necessidades dos discentes. Ocorrerão estudos de conceitos sobre o TDAH em crianças, como se pode efetivar a inclusão delas, a qualificação de professores e estudo de uma pedagogia específica para ser aplicada. A pesquisa é bibliográfica e tem sua efetivação feita com a utilização de materias como artigos, livros e monografias acerca do assunto. Ao final, espera-se que, por meio deste artigo, sejam expostas conclusões sobre como oferecer uma educação inclusiva por meio de informatividade e conhecimento e o estímulo do respeito aos portadores Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. |
Abstract: | This article aims to expose information about the Inclusive Education of children with ADHD in the Early Childhood Education stage. In this sense, this article aims to analyze the growing demand of people with attention deficit and neuropsychiatric disorders "Attention Deficit Disorders with Hyperactivity (ADHD)" has been drawing attention, mainly, due to the need for qualified professionals to work in the field. of Special Education, as well as promoting inclusion by observing the situation of students within the classroom to assist in an early diagnosis and, therefore, in a more effective treatment, applying the condition to the reality at school, so that those with the disorder receive quality education. Another focus will be on the training of qualified teachers to deal with the little ones, able to make them develop their skills and have a profitable learning experience. Somesituations and didactics that can facilitate the process and offer adaptation of the educational environment and classes to the needs of students will be examined. There will be studies of concepts about ADHD in children, how to effect their inclusion, the qualification of teachers and study of a specific pedagogy to be applied. The research is bibliographical and is carried out with the use of materials such as articles, books and monographs on the subject. In the end, it is expected that, through this article, conclusions will be exposed on how to offer an inclusive education through informativeness and knowledge and the encouragement of respect for patients with Attention Deficit Disorder with Hyperactivity. |
Keywords: | TDAH EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDUCAÇÃO INFANTIL |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Cristalina |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3009 |
Issue Date: | 25-Oct-2022 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Leia Ribeiro - ARTIGO pdf.pdf | 196,97 kB | Adobe PDF | View/Open | |
ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO.pdf | 307,99 kB | Adobe PDF | View/Open | |
TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf | 736,8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.