Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3002
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: OS JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCAR, CRESCER E CONVIVER
metadata.dc.creator: Silva, Erica Bezerra
metadata.dc.contributor.advisor1: Paula, Marcos Vinícius Guimarães
metadata.dc.description.resumo: Este artigo almeja dialogar sobre as contribuições qualitativas dos jogos cooperativos na Educação Infantil, ao desenvolver o conhecimento utilizando sua rotina de brincadeiras na elaboração das aulas de forma educativa e possibilitando a inserção da ludicidade na sala de aula, com atividades que auxiliem sua compreensão. O objetivo desse trabalho é discutir as contribuições dos jogos cooperativos para o desenvolvimento infantil, discutir sobre a necessidade das crianças compreenderem sobre o próprio espaço, bem como respeitarem o espaço do outro, de forma lúdica. Além disso, pontua sobre a relevância de se desenvolver trabalhos em grupo, por meio dos jogos cooperativos como método de ensino na educação infantil, para o desenvolvimento integral da criança. Sendo um ensaio teórico a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa contêm revisão literária de artigos científicos publicados no Google acadêmico e nos portais CAPES e SciELO Brasil, filtrados a partir das palavras chaves: jogos cooperativos, educação infantil, ludicidade e brincar. Vislumbra-se que os jogos cooperativos na educação infantil possam colaborar para o desenvolvimento significativo da criança, apontando a necessidade de se utilizar metodologias criativas que contemplem conteúdo curriculares propostos para a Educação Infantil, reconhecendo a criança como protagonista do processo de aprendizagem, como centro do planejamento curricular, desenvolvendo ações pedagógicas que se iniciem, por meio de observações das manifestações das crianças nos mais variados contextos e espaços de aprendizagens.
Abstract: This article aims to dialogue about the qualitative contributions of cooperative games in Early Childhood Education, by developing knowledge using their routine of games in the elaboration of classes in an educational way and enabling the insertion of ludicity in the classroom, with activities that help their understanding.The objective of this work is to discuss the contributions of cooperative games to child development, discuss the need for children to understand about their own space, as well as respect the space of the other, in a playful way. In addition, it points out the relevance of developing group work, through cooperative games as a teaching method in early childhood education, for the integral development of the child. Being a theoretical essay, the bibliographic research of a qualitative approach contains a literary review of scientific articles published in google academic and in the portals CAPES and SciELO Brazil, filtered from the key words: cooperative games, early childhood education, ludicity and play. It is envisaged that cooperative games in early childhood education can contribute to the significant development of children, pointing out the need to use creative methodologies that include curriculum content proposed for Early Childhood Education, recognizing the child as the protagonist of the learning process, as a center of curriculum planning, developing pedagogical actions that begin, through observations of the manifestations of children in the most varied contexts and spaces of learning
Keywords: Jogos cooperativos
Educação infantil
Ludicidade
Brincar
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3002
Issue Date: 24-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ata de defesa_Erica Bezerra da Silva.pdf177,63 kBAdobe PDFView/Open
tcae_Erica Bezerra da Silva.pdf789,89 kBAdobe PDFView/Open
tcc_Erica Bezerra da Silva.pdf177,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.